Marek Grechuta nasceu em 10 de dezembro de 1945, em Zamość e morreu recentemente em Cracóvia, em 9 de outubro de 2006. Cantor, poeta lírico e compositor polaco que passou toda sua carreira artística em seu país natal. Contudo, estudou arquitetura na Uniwersytet Polytechnic de Cracóvia. Nesta cidade encontrou o compositor Jan Kanty Pawluśkiewicz, com quem fundou o Cabaret Estudantil Anawa em 1967. Esta música composta em cima do poema de Adam Mickiewicz, "Niepewności" (incerteza), vai me recordar para sempre minha vida de estudante no Przegorzały de Cracóvia. Sentindo saudades antecipadas divido com meus leitores estes momentos belos, neste video:
2 comentários:
Adorei seu blog, parabéns pela criatividade! As músicas escolhidas foram especiais também!!
Bom retorno ao Brasil... será q vc vai voltar mesmo para esta terra? Mesmo que volte, saiba que vc já está impregnado de polonidade para todo o sempre... isto jamais vai sair da tua cabeça, do teu corpo,das tuas entranhas! Isto é o mesmo que suar não água, mas belas melodias, maravilhosas paisagens, odores e sabores diferentes.... Vc sempre vai achar que sabe dançar o Krakowiak, que sabe tocar violino e que já comeu as mais gostosas sardinhas do mundo enquanto morou aí... Ah, vc ainda vai também achar que o plátano do Przegorzal fica mais vermelhinho no outono de lá do que em qualquer canto do mundo... E como é bom avistar ao longe as montanhas, né? Dá até vontade de ser um gural! Que bom que isto é pra sempre!Ulisses,
aceite um carinhoso abraço desta que, além de amiga, é sua fâ. Faço votos de que vc sinta na própria alma cada item destes descritos acima, assim como eu o faço! Janina.
Ah, zapraszamy ponownie do Guarani das Missões!
Minhas preferidas deste grande cantor são: Dni ktorych nie znamy, e Krakow!
Ao menos por enquanto.
Postar um comentário