sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Filme polaco no mercado mundial

Hajdarowicz ao centro, recepcionando em sua casa o diretor brasileiro Murilo Pasta (à direita), o ator espanhol Fele Martinez e atriz brasileira Mariana Loureiro do filme Carmo.
Foto:Ulisses Iarochinski

Neste ano pela primeira vez na história do Instituto Polaco do Filme representou o cinemada Polônia na maior feira mundial do filme, ocorrida na Califórnia, agora em novembro. Isto foi possível graças a colaboração com a European Film Promotion e a Gremi Film Production.
A Gremi de Cracóvia, do mesmo produtor do filme brasileiro Carmo, Grzegorz Hajdarowicz, foi em parte a maior responsável por levar produções de 26 empresas e instituições de 12 países. Os filmes foram apresentados no Loews Hotel em Santa Monica, Los Angeles, onde se concentram os mais importantes produtores mundiais do cinema.
Foi uma oportunidade também para se fazer campanha na American Film Market do filme polaco candidato ao Oscar, "Sztuczki". O representante da Polônia, foi apresentado pela primeira vez nos Estados Unidos no Aero Theatre de Santa Monica, dia 7 de novembro passado. Na mesma mostra também foram apresentados os candidatos da Suíça, Áustria, Finlândia, Luxemburgo e Holanda. O mercado de cinema foi até o dia 12 último. 

Cena do filme Sztuczki

O filme candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2009, "Sztuczki" é dirigido por Andrzej Jakimowski e tem no elenco Tomasz Sapryk, Joanna Liczowska, Marzena Sztuka, Ewelina Walendzia, Damian Ul e Rafał Guźniczak. O filme já recebeu 30 prêmios internacionais e foi distribuído para 26 países.

Stefek, interpretado por Damian Ul

O filme conta a história do menino Stefek que desafia o destino aos seis anos de idade. Ele acredita que a cadeia de eventos que ele põe em marcha irá ajudá-lo a se aproximar do pai, que abandonou sua mãe. Sua irmã Elka, de 17 anos, ajuda-o a aprender como "subornar" o destino com pequenos sacrifícios.

Nenhum comentário: