segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

500 dias para a EuroCopa 2012

Fotos: Robert Kowalewski


As fotos mostram a estação de trem próxima ao estádio nacional, em construção, na capital polaca. Na plataforma, está parada uma composição moderna SKM. Mas o prédio e o estacionamento ao lado permanecem com  imagens do vandalismo e descaso público.
A construção do estádio está custando 1,9 bilhões de złotych. A promessa da inauguração é para 22 de julho próximo. Mas hoje no salão de conferências do Hotel Marriot, o ministro dos esportes abre a exposição "500 dias para a Euro 2012 da UEFA".
Festa, festa, dinheiro, dinheiro muito dinheiro, mas segundo uma carta publicada no jornal Gazeta Wyborca, de autoria do leitor Senhor Michal (o jornal ocultou o sobrenome do leitor) indaga as autoridades sobre o entorno ao Estádio Nacional, "(...) Não faz muito tempo, as autoridades prometeram que a construção de edifícios ao redor do Estádio começará logo após o Euro. Mas até agora nada acontece. Nada tem sido feito neste sentido e, se caso a Euro 2012 irá estimular o desenvolvimento desta parte da cidade eu não vejo nada além do gramado do estádio."
O jornal foi buscar respostas à indagação de seu leitor e entre tantas explicações soube que, a empresa Dawos e JEMS, que ganhou a concorrência para a urbanização há 2 anos e meio, deverão ser construídos um auditório para 20 mil pessoas, dentro de um centro de congressos com várias salas de conferências, um hotel cinco estrelas com 400 quartos, lojas de comércio e 40 mil metros quadrados de salas para escritórios. Dois meses atrás, o Centro Nacional de Desportos, que supervisiona o Estádio Nacional, fez uma consulta junto a arquitetos para projetar o alredor do estádio.
Mas nada foi informado ainda sobre o que deve acontecer com a estação de trem que receberá multidões de espectadores. O tempo urge e não se fala nem em planos, tampouco de orçamento para reurbanizar a estação de trem.

Nenhum comentário: