domingo, 13 de janeiro de 2008

Principe Habsburgo enterrado em Viena

Enterrado em Viena, neste fim de semana, um dos filhos do último imperador austro-húngaro, o príncipe Karol Ludwik Habsburgo Lotaryński, que morreu em Bruxelas, aos 89 anos de idade. Em cerimônia de corpo presente, celebrada pelo núncio papal Edmund Far-hat compareceu quase toda a família Habsburgo. Depois o féretro seguiu pela avenida Kartnerstrasse até a cripta imperial da Kapuzinerkirche - Igreja dos Capuchinhos, no Neuer Markt. Os restos mortais de Karol Ludwik ficará ao lado do sarcófago de sua mãe a imperatriz Zyty Burbon-Parmeński. No enterro, estiveram representantes da principais casas reais da Europa, entre eles o príncipe Hans Adam II von und zu Lichtenstein.
O maior império que já existiu na face da terra, o Austro-húngaro, caiu com a Primeira Guerra Mundial, o que entre outras coisas, permitiu a volta do Estado polaco no mapa da Europa em 1918. Grande parte do Sul da Polônia e Sudoeste da atual Ucrânia for ocupado pelo Império Habsburgo como província da Galícia durante 127 anos.
Para se ter uma idéia da grandeza do Império Habsburgo, basta dizer que até a colônia do Brasil fez parte dele, entre 1580 e 1640, quando com a vacância de um português no reino de Portugal, assumiu o trono o rei espanhol da Casa de Áustria - ou seja, também um Habsburgo parte do único Império que dominou os cinco continentes.
P.S. Pelos sobrenomes do príncipe morto e da sua mãe, percebe-se também sobrenomes polacos e também da família real brasileira.

Um comentário:

Anônimo disse...

" Muito interessante!"