quarta-feira, 26 de março de 2008

Roger polaco?

Roger de uniforme alvinegro do Legia
Roger Guerreiro, meio-campista do Legia Warszawa deve no início de abril receber seu passaporte polaco. A informação foi anunciada, ontem à noite, no programa "Dzień Dobry TVN". Seu processo de cidadania foi encaminhado pouco tempo atrás ao gabinete da presidência da República. Roger que não possui ancestrais polacos e tampouco vai além do Dzień Dobry e Dziękuje pode receber em tempo recorde a cidadania polaca. Enquanto isso descendentes de polacos enfrentam a burocracia dos departamentos de imigração das Voivodas que insistem em considerar os bisavós polacos de outros brasileiros, como tendo sido russos, austríacos e prussos. Isto só porque nasceram durante a ocupação das nações invasoras em terras da Polônia do século 19. O mesmo processo, que está levando semanas para se concluir, no caso de Roger, leva em média 2 anos para obter uma resposta do Presidente Lech Kaczyński (Lérrrhhh catchinhsqui) e muitas vezes, a decisão é negativa. O que não faz um perna de pau na terra de bons de salto em esqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Ulisses,

Se ele é perna-de-pau ou não, eu não sei, mas se for para evitar um novo vexame, uma tragicomédia, como foi a derrota para a seleção do "Tio Bush" por 3 x 0 , e em Cracóvia ainda por cima, talvez seja uma boa idéia ter um "perna-de-pau" brasileiro de nome Roger ajudando a "surpreendente" seleção da Polônia...
Certo dia, você postou como vergonhoso um brasileiro sem origem polonesa defendendo a seleção da Polônia, mas vergonha mesmo foi a seleção perder de forma fragorosa para uma equipe ainda em formação, como é a dos Estados Unidos...
Outro detalhe, se ele - um perna-de-pau - chamou a atenção do competente Beenhaker, é sinal mesmo de que a mediocridade anda e rola solta na outrora gloriosa seleção da Polônia. E o Roger, por mais abaixo que esteja na média dos melhores jogadores brasileiros, poderia, sim, merecer um lugar nesta fraca seleção. Não vejo problemas em um estrangeiro, sem descendência polonesa, desejar se naturalizar e defender o país que adotou como o seu lar. Aliás, uma seleção nacional mestiça faz muito bem ao crescimento de qualquer esporte. Esse negócio de "sangue puro" de etnia X ou Y não cabe discussão neste mundo, mesmo diante de uma BURROcracia, que é a da Polônia... Te digo isso, pois, à primeira vista, aquele seu post soou até como fascista, prezado Ulisses.
Tirem as crianças da sala, pois o show de horrores da Euro 2008 começará logo!

Anônimo disse...

Eu anao acho uma boa ideia ter um jogador estrangeiro na selecao polonesa. A Polonia deveria manter a sua cultura e raizes. Este jogador nao e polones, nao nasceu na Polonia, nao e descendente de polones e nem sequer apreendeu a lingua polonesa. Isto e um insulto aos jogadores poloneses que irao perder a sua vaga na selecao nacional. Espero que a Polonia nao abra a portas para a imigracao, especialmente para jogadores de futebol.