quarta-feira, 16 de abril de 2008

Coração Nativo Polscy Muzykanci

Foto: divulgação da Banda
A Banda foi criada em 1994, no Órleans, tradicional bairro de colonização polaca de Curitiba, e também identificado pelo viaduto decorado com "lambrequins", na BR 277. O Coração Nativo teve como formação inicial os irmãos João Cesar e Ivan Jaszczerski e os vizinhos Clemerson Belinovski, Joel Dering e Rafhael Obrzut e Otacílio Drutchaiki. Algum tempo depois o que nasceu como "conjunto" virou "Banda Coração Nativo Polscy Muzykanci (músicos polacos)"em função da origem étnica comum de seus integrantes.
Foi animando "graciosamente" festas de igrejas e quermesses que surgiram os primeiros contratos. Os casamentos polacos eram muito mais "divertidos" com a música da banda, pois o vasto repertório de músicas tradicionais se tornou a marca do grupo. Às canções recolhidas oralmente dos pioneiros imigrantes, somaram-se as músicas regionais brasileiras. O xote, bugio, vaneirão e forrós se mesclaram aos boleros e rock's de época (anos 60), numa integração de cultura, ritmos e sons.
Atualmente a banda conta com dez múltiplos instrumentistas, na maioria descendente de polacos e no decorrer de mais de treze anos, poucas foram as alterações na formação. Nesses 13 anos "CANTANDO a POLÔNIA", algumas apresentações marcaram a trajetória da banda, como o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná (Teatro Guaíra/Curitiba), Semana Eslava na Pousada do Rio Quente (Goiás), Festa do Pêssego (Araucária/PR), Festa do Kiwi (Marechal Mallet/PR), Semana da Cultura Polaca do Museu Paranaense, aniversário do programa de rádio "Godzina Polska" (Rádio Najuá em Irati/PR), Baile da Wodka e Festival de Dança Polaca (Colônia Muricy em São José dos Pinhais/PR), Baile do Pirogue (São Mateus do Sul/PR), Festa da Batatinha (Campo Magro/PR), além de outras nos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram já gravados dois CD's com as principais canções do folclore polaco acrescidas de novos arranjos e harmonia. Contatos através do e-mail drutchaiki@gmail.com ou nos telefones (041)3288-2384 e 8425-2384 com OTACÍLIO.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ulisses.
Em um dos seus posts passados vc escreveu sobre a defesa do termo "polacos" como o correto a ser utilizado quando se denominam o povo dessa terra. No entanto, lendo este seu post, vc escreveu a palavra "poloneses" (está lá: ...casamentos poloneses...)...
Pergunto-lhe: vc aprendeu a jogar nos dois times? ;)
Saudações rubro-negras!!!

Ulisses Iarochinski disse...

Opa Jorge... foi descuido mesmo...Também este Otacilio manda este material com essa palavra discrimatório....tô corrigindo...e nos encontramos na final...você do lado daí e eu do lado de cá, cada vez mais verde pela primavera. - Ulisses