segunda-feira, 30 de junho de 2008

Jaruzelski será julgado

Foto: Dziennik

Não deve haver retraso no processo movido contra os autores da Lei Marcial de 1981. O General Wojciech Jaruzelski, o general Czesław Kiszczak e Stanisław Kania serão julgados em tribunal. O processo por decisão do juizado de apelações foi devolvido para o promotor responsável pelas investigações para completar informações do IPN- Instituto da Memória Nacional. Não serão ouvidos Margaret Thatcher e Michaił Gorbaczow, ou qualquer outra pessoa, arquivo, ou documento adicional que se encontre no exterior.
A partir disto, a pergunta que todos se fazem é quando finalmente se poderá ver Jaruzelski finalmente no banco dos réus. O porta-voz do Tribunal Regional de Varsóvia, Wojciech Małek, acredita que no mais tardar em outubro próximo.Além deste processo existem outros dois processos em fase de investigações contra Kiszczak e Jaruzelski. O general Kiszczak, de acordo com atestado médico, não deverá permanecer na sala de julgamentos por tempo superior a duas horas diárias. Jaruzelski também conseguiu atestado semelhante.
O último presidente do regime comunista e também o primeiro da redemocratização, general Jaruzelski está com 84 anos de idade e vive em Varsóvia, por sua vez o general Czesław Kiszczak está com 82 anos e Stanisław Kania tem 80 anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

É fato que a Lei Marcial de 1981 foi inconstitucional. Mas, segundo a defesa, isto foi necessário para evitar a "intervenção amiga" dos outros membros do Pacto de Varsóvia, como o que ocorreu na Hungria em 1956 e na Tchecoeslováquia em 1968. Parece que este julgamento como o livro sobre Walesa estão bem alinhados com a política polonesa de "limpar" o Estado perseguindo ex-membros e colaboradores da PRL. Se não me engano eles chamam isto de "ilustracja".

Anônimo disse...

Ulisses. Seria interessante se você colocasse algumas entrevistas no blog. Com políticos envolvidos na questão, jogadores de futebol, ou até com professores universitários especialistas no assunto. É só uma dica. Bom trabalho! Abs!