sexta-feira, 25 de julho de 2008

Blog completa um ano de existência

Tendo como fundo a Igreja de Santa Maria - a Mariacka do Rynek de Cracóvia, aponto para você leitor amigo com as últimas da Polônia.

O blog JAROSIŃSKI do Brasil está completando hoje, um ano de existência, neste 25 de julho... Dia de São Cristóvão e Dia dos Motoristas do Brasil.

Diariamente, desde Cracóvia, na Polônia, onde faço estudos de história e cultura internacional, tenho escrito em média dois textos por dia. São notícias factuais, curiosidades, notas históricas, receitas da culinária polaca, músicas e vídeos de cantores e artistas da atualidade polaca. Foram exatamente publicados 825 textos (somando este).

A idéia básica desde o início foi suprir de alguma forma, em língua portuguesa, um pouco da realidade deste país da Europa Central, tão pouco divulgado pela imprensa brasileira e portuguesa. No caso brasileiro, em função dos grandes veículos de comunicação estarem concentrados no eixo Rio-São Paulo, desconhece-se que Curitiba, o Paraná, Porto Alegre e o Rio Grande do Sul concentram um dos maiores grupos da etnia polaca em todo o mundo.

Curitiba, a capital dos paranaenses, até 1947, tinha metade de seu munícipio denominado como Distrito de Nova Polônia, e portanto, é, de modo geral e não oficial, a terceira maior cidade polaca em todo o mundo, ficando atrás apenas de Varsóvia e Chicago. Assim, a carência dos brasileiros descendentes de polacos por informações da Polônia foi uma das maiores causas da criação deste blog.

No caso, português, a cada dia Portugal se dá conta da importância da nação do Leste. A cada dia que passa aumentam os investimentos de empresas portuguesas na Polônia. A dificuldade do idioma polaco tem atrapalhado um pouco as relações entre os dois países.

Digo isto, porque, os maiores acessos ao blog são justamente de Curitiba, Cracóvia, Varsóvia, Lisboa, Porto, Porto Alegre, São Paulo, Osaka e cidades dos Estados Unidos.

Enquanto estiver estudando e morando na Polônia, este blog permanecerá no espaço cibernético da Internet. Pode virar livro e pode tomar outros rumos no futuro... Enquanto nada disso acontece, continuarei publicando minhas impressões e informações deste mundo maravilhoso que é a Polônia e sua história como Nação e Cultura.  

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!!!! Espero que o blog continue por muito tempo! Ele realmente se tornou fonte de informação e debate sobre a Polônia para os brasileiros. Como ensina a Uniwersytet Jagielloński: "Plus ratio quam vis". Pois não podemos deixar que a relação entre o Brasil e a Polônia seja esquecida. Gratulacje!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns! por esta um ano de sucesso e grandes repercussões...E muitas virão, para garantir ainda mais o teu sucesso!
grande Beijo
Rubiane Bakalarczyk

Anônimo disse...

Parabéns, Ulisses!

Não comento muito por aqui, mas leio todas as suas postagens e me sinto orgulhoso de fazer parte do seu blogroll.

A qualidade do conteúdo deste blogue a gente não encontra em qualquer lugar...

Sto lat!

Unknown disse...

Parabéns! E que continue por muito tempo...
É através do Blog que fico sabendo o que acontece na Polônia.
Antes, raramente eu sabia alguma coisa.

Fernando Tokarski disse...

Amigo Ulisses,

Parabéns por manter os polacos brasileiros bem informados durante um ano com as notícias da Polônia e a preservação da História polaca.
Sempre alerta! Continue assim!

Saudações polacas do Contestado!

Fernando Tokarski
Canoinhas/SC

Anônimo disse...

Parabéns Ulisses pelo teu trabalho. Sem dúvida foi uma grande idéia a tua de divulgar os fatos da Polônia em português, fazendo chegar a nós estas informações tão interessantes que o blogg tem nos proporcionado. A cada acesso que faço tenho uma boa surpresa, um bom texto, um ensinamento. A cada dia me interesso mais pela cultura polaca, e admiro a Polônia. Vida longa ao Jarosinski!!! Grande abraço.