quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Filme de animação polaco

Link: TANGO. (von ZBIGNIEW RYBCZYNSKI)

"Tango", filme premiado de Zbigniew Rybczyński com o Oscar de melhor curta de animação de 1983.

Zbigniew Rybczyński, nasceu em 1949 em Łódź (uudji) na Polônia e é um dos mais prestigiados diretores da indústria cinematográfica. Premiado pela Academia de Hollywood e por festivais internacionais. Atualmente é pesquisador da Ultimatte Corporation.
Rybczyński estudou na famosa universidade do cinema polaco a Łódź Film School - PWSFTviT. Ele é autor entre outros filmes de Rozmowa- TV, Po Omacku, Wideokaseta, Wanda Gościmińska włókniarka, Tańczący Jastrząb, quando ainda era estudante de cinema. Depois profissionalmente realizou entre outros tantos,Plamuz 1973, Zupa 1974, Nowa książka 1975 e este Tango de 1980. Tango ganhou o Oscar de melhor curta de animação de 1983.
Ele é reconhecido como o píoneiro no uso da tecnologia HDTV. Em 1990, produziu em HDTV um programa para Orquestra para o mercado japonês. O programa ganhou inúmeros prêmios. Rybczynski criou vários video-clips para artistas como Art of Noise, Mick Jagger, Simple Minds, Pet Shop Boys, Chuck Mangione, The Alan Parsons Project, Yoko Ono, Lou Reed, Supertramp, Rush, Propaganda, Lady Pank e também para o John Lennon's Imagine.

Um comentário:

Claudio Boczon disse...

genial o filme do patrício.

obrigado por nos apresentar, não conhecia.

abraço