terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Uma nova Plac Nowy?

Foto: Grazyna Makara / AG

Como deveria ser a Plac Nowy, no centro do bairro do Kazimierz? Com mais flores e verduras? Ou com um jardim cheios de mesinhas para a se tomar café, ou uma boa cerveja polaca?
A prefeitura está preparando um concurso para modernizar a praça do comércio do bairro judeu do Kazimierz. Alguns moradores do bairro já se adiantaram e trouxeram George Nicholson, membro do conselho do mercado londrino para discutir as mudanças e aproximá-lo do formato do mais antigo mercado de Londres, o Borough Market.
A prefeitura embora deseje modernizar a praça já designou o artista plático e membro do departamento de conservação da cidade e da voivodia, Jacek Stokłosa para coordenar os trabalhos.
Seja como for, cada vez mais o bairro como um todo se volta para o turismo e com certeza, turista não vai ali para comprar alface ou um quilo de tomate. As discussões se alguns setores da cidade, após o anúncio da prefeitura, defendem a permanência da feira-livre com a colocação de alguns serviços e estabelecimentos como farmácia e padaria 24 horas.
A idéia de alguns moradores de transformar a praça em algo parecido com o Borough Market também compromete a idéia de que o Kazimierz cada vez mais se aproxima do Soho e não do Borough, mais do Village do que do Chinatown e muito mais do Quartier Latin do que um centro de verdureiros. Embora tenha que se pensar nos moradores, servir apenas a eles é um contrassenso para quem está gastando milhões em promoção turística da cidade em redes mundiais como a BBC e a CNN.

Nenhum comentário: