segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A terceira guerra mundial começou

A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza desra segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 é: Meta: O rico Ártico 

A reportagem de capa diz que os forças mundiais iniciaram uma nova corrida pelo gás. O aquecimento global pode causar no Pólo Norte um dos maiores conflitos do século 21. Rússia, OTAN, e até a China já começaram a rivalizar-se sobre o maior depósito de gás descoberto abaixo da camada de gelo do Ártico.

P.S. Enquanto a imprensa brasileira notíciava frenéticamente o massacre israelense em Gaza, a União Européia ficou quase a mercê da Rússia com a interrupção do gasoduto russo na Ucrânia. Mas pouco se falou disso, porque a imprensa brasileira prefre notícia velha do que o "furo" de reportagem que antecipa novos tempos.  E agora? Será que ainda vão continuar ignorando a questão do gás na Europa e Ásia?

2 comentários:

Carlos Alberto Surek dos Prazeres disse...

Nosso país é getulista, obedece esse fantasma que chamam de herói mas consideramos nós desc-europeus um super-vilão ! Falamos português e acham que esse idioma foi inventado por nós e não um legado europeu ! Brasil é xenofóbico e esta criando já alguns monstrinhos que se multilam no velho continente

Carlos Alberto Surek dos Prazeres disse...

Me refiro a brasileira auto-multiladora