terça-feira, 2 de junho de 2009

Há 30 anos ele beijou a terra da Polônia

Foto: Ireneusz Radkiewicz

Vendo, hoje, esta foto acima, fica difícil entender aquele momento a partir dos acontecimentos atuais. Afinal só há 20 anos, o comunismo foi derrubado na Polônia
Naquele 2 de junho de 1979, exatos trinta anos atrás, a decisão do polaco Karol Wojtyła de visitar pela primeira vez sua terra na condição de Papa João Paulo II soava como provocação a Moscou. Muitos louvaram sua coragem, pois todos tinham quase certeza que os tiranos da Praça Vermelha iriam matar o líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
O dois de junho caiu num sábado de muito sol e céu azul. A temperatura estava quente não só nos termômetros, mas também no coração de milhares de polacos, que em peregrinação de todos os cantos da nação acorreram a praça Pilsudski de Varsóvia, transgredindo a ordem vigente.
A pista o aeroporto de Okęcy ficou coberta com flores brancas, vermelhas e amarelas. Cores da Polônia e do Vaticano. Apenas uma lista negra de asfalto ficou livre para a descida do avião papal. Ali mesmo, ele fez o gesto que se tornou famoso em todas suas viagens. E foram tantas em seus quase 28 anos de papado. Só ao Brasil, o papa "da una paese  lontano" foi duas vezes. 
Naquele sábado varsoviano, o filho de Wadowice, tão logo pisou no solo, ajoelhou-se e beijou a terra sagrada da sua Polônia.

Nenhum comentário: