segunda-feira, 27 de julho de 2009

Estudantes estrangeiros em Cracóvia

Formatura na Faculdade de Administração da UJ
Foto: Michal Sierszak

A cada ano um número maior de estudantes estrangeiros chegam a Cracóvia em busca de estudos e do prestígio que um diploma na mais antiga universidade polaca oferece. Em outubro de 2008 começaram a estudar na UJ - Uniwersytet Jagiellonski cerca de 2 mil estudantes estrangeiros. Quase 500 somente no Collegium Medicum. Mas também os cursos de direito (o mais antigo da universidade), administração, estudos europeus e ciências da cultura são bastante procurados.
Mas não é somente a Jagiellonski que atrai estudantes estrangeiros. Com 11 universidades, a cidade de Cracóvia, possui outras prestiagiadas escolas de ensino superior como a AGH - De Minas e Metalurgia, a Politecnica, a de Economia e a Academia de Belas Artes.
A AGH possui 140 acordos de convênio com universidades espalhadas ao redor do mundo. Enquanto a Jagiellonski, que possui um antigo convênio com a Universidade Federal do Paraná, só recebeu até hoje brasileiros descendentes de polacos do Sul do Brasil com bolsas do Ministério da Educação da Polônia e não fruto deste acordo renovado há cerca de dois anos, a AGH tem recebido muitos estudantes do Vietnan através destes convênios .
Ano passado, conclui o mestrado em Ciências da Cultura e estou para defender tese de doutorado também em Ciências da Cultura ainda este ano. No mestrado em administração da Jagiellonski se formaram este ano, os gaúchos Rodrigo Kurek e Gicele Rakowski. Além deles, até o final deste ano devem obter os título de mestre em economia, a gaúcha Josiane F. Lazarotto, na Universidade de Economia e o curitibano Rafael Heeren em arquitetura pela Universidade Politécnica. Todos estes estudantes brasileiros estudaram em Cracóvia com bolsa do governo da Polônia e não do governo brasileiro e muito menos de acordos com universidades brasileiras.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=XESjK1eavwk

bonito vídeo da apresentação de Wroclaw para o Platini