quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os polacos de Orleans

Orleans, Santa Catarina

"DA POLSKA À TERRA PROMETIDA - o legado polaco em Santa Catarina e um tributo à comunidade do Chapadão/Orleans" de autoria de Grażyna Jadwiszczak, Nazareno Dalsasso Angulski, Mauricio da Silva Selau e Marlene Zwierewicz é o livro que será lançado sexta-feira, no Orleans Tênis Clube, na cidade de Orleans, no Estado de Santa Catarina, 21:30 Horas. Será durante a "Noite Cultural" do IV Congresso Internacional de Educação Unibave.
A obra apresenta a história da imigração polaca em busca da terra prometida além-mar. São informações e relatos emocionantes, de medo e de coragem, de esperança e desolação, de vida e morte, de encontros e desencontros de polacos sem bandeira, fugidos da pobreza, do desânimo, das insistentes ocupações e das perseguições da guerra. O contexto polaco de saída, a viagem, a chegada ao solo brasileiro, as peregrinações no interior de Santa Catarina, as alternativas de subsistência, o estabelecimento em diferentes contextos, as contribuições para o desenvolvimento econômico e a formação da Comunidade do Chapadão, em Orleans, Estado de Santa Catarina, são os ingredientes que compõem o enredo da obra.

3 comentários:

Claudio Boczon disse...

Alvíssaras, Pan Ulisses!

Dziekuje bardzo pela divulgação.

abraço,

Unknown disse...

Saudações Polônicas Ulisses:
Mas que boa notícia, isso me lembrou que preciso entrar em contato com alguém de Orleans, pois consta na documentação do meu avô Zapalowski, "nasceu na Colônia Orleans, município de Grão-Pará - SC", talvez nesta cidade eu encontre algum documento do meu bisavô, pois foi ali o 1º lugar que morou e faleceu. Tenho muito interesse de conhecer este livro.
Abraços
Geraldo Zapalowski

Fernando Tokarski disse...

Parabéns ao amigo Nazareno Angulski pela co-autoria e lançamento do novo livro. Sto Lat!