quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pinturas mais realistas que fotos

Quadro Czerwcowe Wybory de Dominika Rostworoswski

Entre tantas exposições abertas nesta semana em comemoração aos vinte anos da queda do comunismo soviético, nenhuma chama mais atenção que a dos quadros de Dominika Rostworowski.
Pois quem conscientemente viveu naqueles dias, encontra nas pinturas de Dominika Rostworowski importantes pedaços de sua própria biografia, como a determinação de lutar de Don Quixote contra as forças da escuridão e do desespero. O espírito de luta contra a inundação para o advento da primavera, o renascimento da esperança, da bondade e da verdade que todos necessitam ganhar, ou seja, a grande vitória final, que é a aurora da liberdade. 
A exposição comemorativa dos 20 anos de democracia polaca nas telas de Rostworowski relembram o período de 1980 a 1989, onde a Lei Marcial de dezembro de 1981, com toda sua escuridão só fez nascer do breu um horizonte de luz, transformados naquelas eleições de 4 de junho de 1989 por um mundo novo. A obra da artista certamente é mais realista do que tantas fotografias da época. Seus quadros definem os problemas contemporâneos em sua perspectiva correta.
A exposição tem vernissage de abertura nesta quinta-feira, às 18:30, na galeria da própria artista, na ulica (ulitssa - rua) św. Jana 20, em Cracóvia

Nenhum comentário: