quinta-feira, 4 de junho de 2009

O comunismo caiu na Polônia primeiro

Premier Donald Tusk  no monumento em Nowa Huta
Foto: Tomasz Wiech

As comemorações dos vinte anos de democracia e queda do comunismo tomam conta, nesta quinta-feira, 4 de junho de 2009, de toda Polônia. Mas ainda ontem, a cidade comunista (atualmente bairro de Cracóvia) de Nowa Huta recebeu os convidados do primeiro-ministro Donald Tusk para dar início aos festejos cracovianos. Entre tanta gente importante, destacavam-se o herói da queda do comunismo Lech Wałęsa, a alemã Angela Merkel, a ucraniana Julia Tymoszenko, o tcheco  Vaclaw Havel, além de anarquistas e moradores do bairro.
Os convidados abriram a exposição no Museu da História da Polônia com fotos de Erazm Ciołki, Stanisław Markowski, Jack Wcisło e Andrzej Stawiarski. As fotografias foram escolhidas por Krystyna Zachwatowicz e Piotr Chuchro.
Depois foram até a mina de Sal de Wielicka, onde jantaram a mais de 100 metros abaixo da superfície.
Mas a festa maior acontece no panteão nacional do Castelo de Wawel, no centro de Cracóvia no dia de hoje com os mesmos convidados estrangeiros que estão em Cracóvia desde ontem. Na catedral de Wawel, o cardeal metropolitano Stanisław Dziwisz faz um chamamento aos jovens de toda Europa para que persigam a cooperação e solidarieda internacional. Logo em seguida umcoral de 400 vozes coms estudantes de Liceus da cidade que cantam o "Te Deum". Preside a cerimônia Krzysztof Kolberger.

Nenhum comentário: