sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cabalat Shabat em Ribeirão Preto


O Programa Alcance, fruto de uma iniciativa da World Union for Progressive Judaism na América Latina (WUPJ Latin America), e que conta com o importante apoio da FISESP, tem como principal objetivo apoiar as comunidades menores através da promoção do desenvolvimento do judaísmo, encorajando e facilitando a formação de comunidades judaicas progressistas, além de estimular o estudo do judaísmo e o reconhecimento de seu lugar na vida moderna. A próxima atividade do Programa começa hoje, dia 23 de abril: um animado Cabalat Shabat para a comunidade de Ribeirão Preto, que conta hoje com cerca de 50 pessoas.
Até o final deste ano estão agendadas, ainda, a quarta edição do Lashir Benefesh; o Scholar in Residente, que oferece palestras e encontros com alguém notável, com profundo conhecimento de um tema; uma Kalah Rabínica que, através do encontro de seus líderes religiosos, trará integração e uma importante troca de experiências; e, para finalizar 2010, será realizado em São Paulo o Encontro de Lideranças da WUPJ Latin America.
Literalmente "Recebimento de Shabat". Trata-se do serviço religioso celebrado, logo ao anoitecer de sexta-feira. O Shabat inicia ao por do sol e se encerra ao surgimento de três estrelas, ao anoitecer de Sábado. Porém, costuma-se desde aproximadamente meio-dia de sexta-feira suspender as atividades e dedicar o tempo exclusivamente nos preparativos.

Ordem de orações de Cabalat Shabat e Arbit

Salmo 95
Salmo 96
Salmo 97
Salmo 98
Salmo 99
Salmo 100
Iedid Nefesh
Salmo 29
Aná bechoach
Bamê Madliquin
Cadish Derabanan
Lechá Dodi
Ishaqueni
Razá
Salmo 92
Salmo 93
Cadish
Shemá
Emet
Hasquivenu
Veshamru
Hatsi Cadish
Amidá
Iom Hashishi
Bircat Meen Shevá
Cadish Titcabal
Salmo 23
Cadish Iehe Shelamá Rabá
Alenu
Al quen
Adon Olam
Igdal

3 comentários:

Tanara disse...

Olá Ulisses. Coincidência este teu post de hoje. Pois estava buscando dados de um familiar judeu na Polônia e pensei em procurar por dicas de brasileiros que vivam ai... e cheguei ao seu blog. A situação é mais ou menos a seguinte: precisamos saber onde buscar documentos (certidão de nascimento ou algum documento que comprove a cidadania)pois ´Passaporte e demais documentos foram extraviados na saída da Polonia. Tens idéia de como funcionam as instituições públicas por ai (espero que não como aqui no Brasil! rsss). Qualquer dica será bem vinda. Obrigada. Tanara (tanarasousa@gmail.com)

Ulisses Iarochinski disse...

Tanara,
Se o familiar vivia em Varsóvia. Não será possível resgatar nada. Mas se for de qualquer outra cidade a probabilidade é grande.

Tanara disse...

Ulisses, obrigada por responder!
A história é mais ou menos a seguinte: os avôs do meu esposo sairiam da Polônia em 1950, para Israel. O último lugar de moradia foi Sosnowcu (Sosnowiec) e também casaram ai em 1948 (imagino que neta época já exisita algum tipo de casamento civil). O avô, que ainda está vivo, nasceu em Bereżnica - estamos em dúvida se é a vila que fica atualmente quase na fronteira com a Ucrania (perto de Horodlo e Chem) ou a que fica em território ucraniano, perto de Sarny, pois depois da guerra a fronteira Polonesa recuou.Pelo que vi do seu blog, você já está no Brasil. Alguém que possa indicar e que fique nestas regiões para fazer uma busca (pagaríamos por isso, claro).
Obrigada!