sexta-feira, 16 de abril de 2010

O sarcófago Kaczynski está pronto

Enquanto a polêmica e os protestos continuam movimentando a Polônia a respeito do enterro do falecido presidente Lech Kaczyński e sua esposa Maria Kaczyńska na cripta Pilsudski, na Catedral real, em Cracóvia, o sarcófago que guardará os corpos do casal já está pronta. Será em estilo clássico. No alabastro estará escrito apenas o nome dos dois e uma cruz. O sarcofago terá 2.10 x 1.40 x 0,65 m. As placas terão cerca de 3 centímetros de espessura. O peso será superior a 600 kg.
"Se alguém comete um erro, o caixão pode não caber no sarcófago.", diz a arquiteta Marta Witosławska, responsável pelo projeto do sarcófago.
São várias as teorias sobre quem teria sugerido o enterro do casal presidencial das criptas reais do Castelo Real em Cracóvia. Sem tecer comentários sobre alguém específico, o porta-voz da Cüria Metropolitana de Cracóvia, padre Robert Nęcek, disse, "Lamento muito que o funeral tenha tomado tal dimensão política e que tentem envolver a Igreja na polêmica. O Arcebispo de Cracóvia decidiu sobre o enterro Wawel, após discussão prévia com o partido do governo e os pedidos da família do casal presidencial. Na tarde de terça-feira o cardeal Dziwisz telefonou para o irmão do falecido presidente, e presidente do PiS, Jaroslaw Kaczynski. Este por sua vez, informou que este é o desejo da família".

Nenhum comentário: