quarta-feira, 12 de maio de 2010

Empresários polacos em Curitiba

Marcos Domakoski, o governador Orlando Pessuti e o embaixador Jacek Junosza Jisielewski

Confirmado. A comitiva polaca deve chegar ainda hoje, às 14 horas, em Curitiba. A nuvem vulcânica da Islândia que voltou a atormentar os passageiros europeus, não impediu a vinda dos poznanianos ao Paraná.
Assim, Marcos Domakoski, confirma o evento que se realiza, logo mais as 18:00, na sede da Associação Comercial do Paraná, com a presença do governador do Paraná, Orlando Pessuti, empresários paranaenses e os 11 empresários polacos da Voivodia da Wielkoposlka. Representantes das autoridades daquela voivodia polaca e os empresários devem firmar mais um acordo comercial com o Paraná.
O tradicional coral curitibano, Curumin, formado por 45 vozes de crianças entre 7 e 13 anos, fará uma abertura singela do evento, cantado músicas em idioma polaco da escritora e compositora Maria Konopnicka, além de uma canção brasileira, sob a regência de Carlos Todeschinni.
Os empresários polacos já deveriam ter vindo ao Paraná, no mês de abril passado, mas a nuvem vulcânica naquele momento não permitiu. Eles representam as empresas:
Acrylmed
Indústria química com um moderno centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos entre eles insetcidas,produtos para piscinas entre outros.
Herbapol
Empresa produtora de ervas medicinais, venda de ervas aromáticas e produtora de aditivos animais.
SPARTA
Empresa distribuidora de metal para janelas,portas e cercas, bem como ferramentas em geral.
Elektroserv
Empresa especializada na automação e controle industrial, especialmente em geração de energia e calor.
Glinkowski
Empresa especialista em carroagens.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jan Skrzetuski

Ótimo ver nosso Paraná se reaproximando da Polônia em todos os sentidos valeu Ulisses pela informação!!

Jest nas Wielu disse...

O Herói de Cruz Machado de Guto Pasko

Convido os meus amigos poloneso- brasileiros assistir a nova curta-metragem do realizador ucraniano – brasileiro Guto Pasko, director do documentário Made in Ucrânia.

Conheça neste domingo (dia 16), no programa Casos e Causos da Revista RPC, um farmacêutico que fez história em Cruz Machado, sul do Paraná. Antiocho Pereira, sabendo da epidemia de tifo que atingia o interior do Paraná, resolveu atender os doentes. Na região viviam diversas famílias de origem polonesa que viviam em condições precárias, sem comida suficiente, vivendo em cabanas, passando frio e convivendo com muitos doentes. Comovido com a situação, Antiocho decide mudar o rumo desta história.
O Herói de Cruz Machado foi dirigido por realizador ucraniano – brasileiro Guto Pasko e tem participação de Licio Ferreira, como Antiocho e Nice Novak como Ruzia. “Usei as pessoas da própria comunidade polonesa de Cruz Machado e União da Vitória que são os descendentes dos imigrantes salvos pelo Antiocho Pereira, ou seja, se não fosse o acto heróico dele, aquelas pessoas simplesmente não estariam ali. Creio que, com isso, consegui imprimir uma maior veracidade e autenticidade na história”, diz Guto Pasko. Está é mais uma co-produção de GP7Cinema e de RPCTV.

Ler mais sobre a Revista PRC:
http://www.rpctv.com.br/paranaense/revistarpc.phtml