quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Varsóvia, um dia em 1935




"Cidade Ruínas" apertada pela garganta, em "Varsóvia 1935" tem uma paisagem admirável. Na privacidade de um estúdio de animação no bairro de Praga, na capital polaca, a criação de um vídeo tridimensional reproduz Varsóvia de antes da guerra. Depois de 75 anos, pode-se voltar às ruas da Paris do Norte (como era chamada a capital da Polônia).
A produção do filme já tem dois anos de duração, mas estava sendo mantida em sigilo. "Começado os trabalhos do filme, não imaginava comigo mesmo, que a cidade pudesse ter mudado tanto", confessa Tomasz Gomoła, idealizador do projeto do Studio Newborn, que reconstrói a capital polaca de antes da segunda guerra mundial, na tela do computador. Tomasz não informou quando o filme estará pronto para exibição. Mas muito provavelmente ainda neste outono seja apresentada parte do filme. A Studio ainda negocia patrocinadores para poder concluir o filme e apresentá-lo oficialmente ano que vem.

Abaixo um fragmento de filme do Museu do Levante de Varsóvia com a cidade em ruinas após os bombardeios alemães-nazistas.

Nenhum comentário: