quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Tempestades de neve atingem forte a Polônia

Foto: Michał Łepeck

Com temperaturas abaixo dos 20 graus negativos, o mês de dezembro começa com tempestades de neve no país inteiro e ventos soprando de leste a oeste atingirndo velocidades de até 80 km / h. Depois de uma forte nevasca de segunda-feira, a temperatura  caiu ainda mais. Foi registrado recorde de em Bialystok. Durante a noite, os termômetros apresentaram -26 graus negativos nesta cidade do Nordeste do país, em alguns lugares chegou a 33 graus  negativos.
Num mesmo dia, oito pessoas morreram por causa do frio. "Todos são homens, com idades entre 33 e 72 anos. Nossos resultados mostram que eles estavam sob a influência do álcool ", reconheceu o porta-voz da polícia Mariusz Sokolowski.
Por causa da nevada, em Lublin, Chojnice Bilgoraj e na região da Pomerânia  encanamentos foram estourados. Em ambas as cidades foram cancelaram as aulas nas escolas.
"A neve combinada com ventos fortes cobre todo o país. Podemos esperar  tempestade de neve ainda mais fortes, o que vai paralisar estradas e  aeroportos" , disse Waldemar Skałba  do Instituto de Metereologia de Varsóvia.
Os problemas surgem também nos transportes públicos.  As linhas de ônibus 107 e 409  em Cracóvia deixaram de funcionar, não se pode ir mais ao Przegorzaly, no  Instituto  Europeu e Casa de Estudantes da Universidade Iagielônica e ao bairro de  Borek Falecki.  Houve  descarrilamento dos bondes de Tranwaj da linha 19.  Atrasos , na maioria das linhas , são de  dezenas de minutos.

Nenhum comentário: