sábado, 24 de novembro de 2012

A preferida entre as vodcas polacas


A vodca Żubrówka conhecida como capim da vodca do Bisão é um tipo de destilado com sabor de ervas.
Polaca em sua origem é destilada de centeio e com teor alcoólico de 40%. Seu sabor é único e é descrito como tendo odor de aspérula, baunilha, côco e notas de amêndoas.
A palavra polaca Żubrówka, significa literalmente vodca de capim do bisão (żubr significa em línguas eslavas literalmente bisão), além dos grãos de centeio o ingrediente que caracteriza o sabor da Żubrówka é a "Hierochloe odorata", ou capim de bisão mais comumente encontrado na floresta de Białowieża, que está localizada na Polônia e na fronteira Bielorrussa. A única floresta original do continente europeu ainda preservada.
Dentro de cada garrafa genuína de Żubrówka se encontra um ramo da erva de bisonte. Esta é justamente a razão da vodca ter este especial sabor, aroma e cor. A forma mais comum de tomar Żubrówka é bastate fria e servido com suco de maçã, que é como é conhecida em idioma polaco como tatanka ou szarlotka. Atualmente, a empresa Polmos Białystok, na cidade de Białystok, localizada no nordeste da Polônia é a responsável pela destilação desta tradicional vodca polaca.
 A Żubrówka tem sido fabricada na região desde o século 16, e foi durante o século 18 uma das bebidas preferidas da nobreza polaca (szlachta) e dos camponeses.
Em 1926, a empresa Polmos, localizada na cidade polaca de Brześć Litewski (hoje a Brest, na Bielorrússia) inventou um método para produzir em larga escala a Żubrówka, método este que foi copiado por várias empresas em todo o mundo.
Em 1945, ao fim da segunda guerra, e com os novos limites territoriais impostos a Polônia, a empresa teve de se estabelecer na nova Polônia e assim foi escolhida a cidade de Białystok para sediar a antiga destilaria.
 Na cidade de Brest, as antigas instalações ainda produzem a receita original com o nome de Brestskaya Zubrowka (Зуброўка), bem como na Lituânia, onde é conhecida por Stumbrinė, nos Estados Unidos se chama Bison Vodka, na Ucrânia é Зубрiвка, na Alemanha tem o nome de Grasovka, na Rússia de Зубровка, na República Checa por Zubrovka.


Premiações conquistadas pela vodca do bisão:

 1962: Medalha de Prata Internacional - Competition of Alcoholic Beverages – Lublana
1965: Medalha de Ouro Internacional - Fair, Lipsk
1967: Medalha de Prata - Beverages Olimpiad – Paris
1968: Medalha de Prata - International Competition of Alcoholic Beverages – Ljubljana
1969: Medalha de Ouro - World Exhibition of Wines, Vodkas and Liqueurs – Londres
1972: Medalha de Ouro International Salon d'Alimentation – Bruxelas
1980: Medalha de Prata Monde Selection, International Quality Institute – Viena 1985: Medalha de Prata Monde Selection, International Quality Institute – Lisboa 1999: Medalha de Bronze International Spirits Challenge – Varsóvia
1999: Medalha de Prata The International Wine and Spirit Competition
2001: Nominação da final da XI edição do Konkursu Polskiego Godła Promocyjnego "Teraz Polska"
2004: Medalha de Ouro Monde Selection, International Quality Institute – Bruxelas
2006: Medalha de Ouro Monde Selection, International Quality Institute – Praga
2007: Medalha de Ouro Monde Selection, International Quality Institute – Barcelona
2007: Medalha de Ouro no Konkursie International Spirits Challenge czasopisma Drinks International
2008: TROPHY 2008 Monde Selection, International Quality Institute – Viena 2008: Medalha de Ouro Monde Selection, International Quality Institute – Viena 2008: Medalha de Bronze no Central Europe Wine & Spirits Challenge – Varsóvia
2008: Medalha de Ouro no Konkursie Vodka Master 2008 – Inglaterra
2008: Medalha de Ouro no konkursie Vodka Master 2008
2008: Medalha de Bronze no Konkursie Vodka Master 2008 – Inglaterra
2008: Medalha de Bronze w kategorii wódki smakowe Vodka Master 2008. E Medalha de Ouro na categoria Europa Oriental
2008: Medalha de Ouro e TROPHY 2008 Monde Selection, International Quality Institute
2008: Medalha de Bronze Central Europe Wine & Spirits Challenge – Varsóvia
2008: Medalha de Ouro Monde Selection
2012: Medalha de Ouro Monde Selection (Zubrowka Biala Vodka); Grande Medalha de Ouro Monde Selection (Zubrowka Bison Grass Vodka)
Postar um comentário