Foto: Daio Hofmann |
Na sede da Sociedade KOSCIUSZKO em Curitiba ocorreu encontro de ex-estudantes brasileiros de universidades polacas.
O encontro teve como objetivo a integração dos ex-estudantes, apoio à cooperação acadêmica entre a Polônia e o Brasil, apoio ao ensino do idioma polaco no Brasil, divulgação de possibilidades de estudos na Polônia dentro de programas de bolsas do Governo Polaco e do programa brasileiro "Ciência sem fronteiras”.
O evento teve como coordenador o médico Edward Kusztra, que havia organizado o primeiro encontro em 1991, e como convidados de honra: O cônsul geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski, a vice-cônsul Dorota Ortyńska, o Presidente da BRASPOL Rizio Wachowicz, Reitor da PUC-PR Waldomiro Gremski, Diretor da Organização Mundial de Família Daisy Weber Kusztra, vice-presidentes da BRASPOL, Andre Hamerski e Lourdes Kuchenny, Presidente da Sociedade Kosciuszko Denise Sielski e Presidente da Sociedade Pilsudski Antonio Turek.
Cônsul geral Marek Makowski e vice-cônsul Dorota Ortyńska |
Os principais assuntos do debate envolveram a troca de experiências e informações da Polônia, que possam ser úteis para os futuros estudantes, dificuldades em reconhecimento de documentos escolares e acadêmicos entre o Brasil e Polônia, ensino de polaco no Brasil, mercado de trabalho para os diplomados das faculdades polacas.
O encontro teve muitos momentos emocionantes como depoimentos de ex-alunos como Daisy Weber Kusztra, Janina Gwadera, Ulisses Iarochinski e Josiane Faganello Lazarotto.
Rafael, Josiane (ex-estudante) Hellen Carvalho, Ulisses (ex-estudante) e Janaina Faganello |
Foram feitas várias observações objetivas e sugestões úteis para a melhora da cooperação acadêmica entre os dois países e ensino de polaco no Brasil e validação de diplomas polacas mais célere.
No final foi servido um delicioso coquetel.
Os presentes solicitaram que Edward Kusztra organize novo encontro daqui a dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário