terça-feira, 22 de novembro de 2016

Żołądkowa Gorzka a vodca polaca que não é wódka

A empresa Stock Polska sp. z o.o. sediada na cidade de Lublin e com escritórios centrais em Varsóvia publicou anúncio nos jornais se desculpando pelo mais famoso licor de vodca "Żolądkowa Gorzka" não ser realmente vodca:


"Stock Polska sp. z o.o. com sede em Lublin pede desculpas aos clientes para a designação de sua bebida alcoólica Żołądkowa Gorzka com poder alcoólico por volume de 36%, com palavra vodka, apesar do fato de que esta bebida não é vodka".

Para realmente ser considerada vodca a bebida precisa ter no mínimo 37.5% de volume de álcool.

Stock Polska sp. z o.o. acabou de investir pouco mais de 3 milhões de euros em sua unidade de produção em Lublin na ulica (rua) Spółdzielcza, lateral da ulica Krochmalna.

Na quarta-feira, os diretores da empresa receberam as autoridades da cidade, da voivodia Lubelska e jornalistas.

Todos os convidados obrigatoriamente seguiram os procedimentos tanto na entrada da fábrica bem como depois, ao sairem, ou seja tiveram de soprar em um bafômetro, que é usado também na inspeção dos empregados.

Embora o escritório da empresa esteja localizado em Varsóvia, o coração é fábrica de Lublin. Sua história remonta a 1906. Quando o empresário Emil Plage fundou a destilaria de bebida alcóolica a partir de plantas.

A fábrica que sobreviveu a duas guerras teve suas instalações reformadas e atualizadas tecnologicamente o que permitiu um aumento da capacidade de produção.

Embora agora esteja melhor do que há alguns anos, quando a fábrica de vodca operava sob o nome de Polmos a produção era de 25 milhões de litros de bebidas alcóolicas por ano.
No ano passado, a fábrica atingiu a marca de 120 milhões de litros por ano. Por dia são engarrafadas 2 milhões e 200 mil garrafas. É como se duas piscinas olímpicas fossem enchidas por semana.


As novas instalações serão utilizadas para a produção de vodcas claras e licores com variados sabores tendo como base a vodca com sabor.

A empresa continuará a produzir marcas famosas como a Żołądkowa Gorzka e a Luxe (de cor clara). A companhia não esconde o que investiu, embora seja um tempo difícil para a indústria da vodca polaca, pois em janeiro, o governo aumentou em 15 por cento o imposto especial para consumo, bem como as vendas de vodca diminuíram no país.


A Żołądkowa Gorzka tem um sabor amargo-doce e aroma característico. Ela é criada com a infusão de frutas secas, ervas misturadas e raízes. É é envelhecida antes de ser engarrafada. Ela ganhou o FMCG Oscar 2006, na categoria de vodcas aromatizadas e o prêmio CoolBrands além da Medalha de Ouro da Feira Internacional de Poznań 2000. Sua variedade produzida a partir da cevada ganhou o prestigiado Prêmio Monde Selection.




A vodca Żołądkowa Gorzka além de seu sabor tradicional possui outros sabores como:
- Żołądkowa Gorzka z miętą (com menta)
- Żołądkowa Gorzka z miodem (com mel)
- Żołądkowa Gorzka De Luxe (czysta) (puríssima). Em 2015, seu teor alcóolico chegou a 40%.

- Żołądkowa Gorzka na trawie żubrowej (preparada com o capim dos bisões (lançada em 2009)

- Żołądkowa Gorzka z Czarną Wiśnią (com cerejas pretas) foi lançada em fevereiro de 2014

- Jęczmienna Żołądkowa Gorzka (à base de cevada)
- Żołądkowa Gorzka z figą (com figo)
- Em 01 de agosto de 2007 foi lançada a vodca "Żołądkowa Bitter Special Edition", em uma único garrafa de 0,7 litros.
Postar um comentário