segunda-feira, 29 de março de 2021

Tesco vai embora da Polônia

"Ao colocar no carrinho o Tesco cuida da tua segurança"

O Tesco vai abandonar o mercado polaco, após a venda dos seus ativos ao Salling Group, proprietário da Netto.
No total, o negócio, anunciado em junho de 2020 e agora aprovado pelo regulador polaco da concorrência, envolve 301 lojas e dois centros de distribuição. Os ativos em questão geraram para a Tesco vendas no valor de 1.600 milhões de euros.

Reforço da posição competitiva
Deste modo, o grupo dinamarquês Netto ganha posição em relação ao Lidl alemão, seu principal concorrente. O Salling Group recebe, todas as semanas, 11 milhões de clientes na Alemanha, Polônia e Dinamarca.

Com 50 mil colaboradores, as suas vendas anuais rondam os 8.186,85 milhões de euros. Para além do forte crescimento das vendas online, a Polônia é um mercado estratégico para o crescimento do grupo dinamarquês este ano.

De acordo com Per Bank, presidente do grupo, o objetivo é duplicar o negócio neste mercado, nos próximos 18 meses, permitindo-lhe converter-se num importante operador num dos maiores mercados da Europa.

O negócio permite à Netto ocupar as 700 lojas do Tesco na Polônia. Todos os pontos de venda comprados à Tesco serão transformados segundo o conceito Netto 3.0.

Tesco reduz pegada internacional
Com a venda do seu negócio na Polônia, o Tesco vê reduzida a sua presença internacional à Eslováquia, Hungria, República Checa e Irlanda. Recorde-se que, em 2020, foram vendidos os negócios na Malásia e na Tailândia.

Tesco é uma multinacional varejista britânica, de pequenas lojas a hipermercados, sediada na Inglaterra. Foi fundada por um filho de imigrantes polacos.

Jack Cohen, filho de imigrantes polacos de origem judaica da Polônia, fundou a Tesco em 1919 quando começou a vender mantimentos de guerra em uma barraca no Well Street Market, Hackney, no East End de Londres.

A marca Tesco apareceu pela primeira vez em 1924. O nome surgiu depois que Cohen comprou um carregamento de chá de Thomas Edward Stockwell. Ele fez novas etiquetas usando as iniciais do nome do fornecedor (TES) e as duas primeiras letras de seu sobrenome (CO), formando a palavra TESCO.

Depois de experimentar sua primeira barraca de mercado interna permanente em Tooting em novembro de 1930, Jack Cohen abriu a primeira loja Tesco, em setembro de 1931, em 54 Watling Street, Burnt Oak, Edgware, Middlesex.

O Tesco foi lançada na Bolsa de Valores de Londres, em 1947, como Tesco Stores (Holdings) Limited. 

A primeira loja de autoatendimento foi inaugurada em St Albans, em 1956, (que permaneceu operacional até 2010, antes de se mudar para instalações maiores na mesma rua, com um período como Tesco Metro), e o primeiro supermercado em Maldon, em 1956.

Em 1961, a Tesco Leicester fez uma aparição no Guinness Book of Records como a maior loja da Europa.

Fontes: Revista Grande Consumo e Tesco.

Nenhum comentário: