terça-feira, 25 de setembro de 2007

Kanał Elbląski: quinta maravilha da Polônia

A cidade de Elbląg (elb long) está localizada na margem Oeste no delta do rio Wisła (vissua - vístula). O panorama desta região realmente é digno de ser chamado de maravilha. O rio Elbląg por sua vez está à esquerda da cidade, mas é controlado contra as cheias pelos canais. Um destes é o Kanał Jagielloński (canau iaguielonhsqui), que permite chegar a Gdańsk (gdanhsk) pelo rio Nogat. Já a considerada quinta maravilha da Polonia pelos internautas do jornal "Rzeczpospolita" (jetchpospolita), o Kanał Elbląski (canau elb lonsqui) liga o lago Drużno (drujino) com o rio Drwęca (drventssa) e o lago Jeziorak (iejiorak). O porto fluvial de Elbląg é de pouco calado, tendo mais ou menos 1.5 m de profundidade. A área de manobra tem apenas 120 m diâmetro. Mas ele, apesar disto, é considerado um porto auxiliar ao de Gdańsk. A palavra Elbląg etimologicamente deriva da germânica Elbing, a qual foi dada pelos cavaleiros teutônicos que haviam invadido a região polaca da Pomerânia e começaram a mudar os nomes dos acidentes gerográficos que estavam em polaco para alemão (ou prusso antigo). A cidade portanto, foi fundada, em 1237, pelos cruzados germânicos, ao lado do rio Ilfing, ou em latim Elbingo, como era denominado em 890 d.C pelas tribos eslavas. Com as sucessivas mudanças de comando o nome da cidade também foi se alterando, assim em 1239 era Elbingo, em 1242 era Elbing, em 1258 era Elbyngo, em 1389 era Elvingo, em 1410 era Elwing, em 1634 era Elbiągowi, e quase 30 anos mais tarde, em 1661, o atual termo de Elbląg. Na época do Império Romano a região era chamada de Truso e foi com esse nome que o anglo-saxão Wulfstan of Hedeby às ordens do Rei Alfredo - O Grande da Inglaterra, que navegando pelo Mar Báltico chegou a este delta de rios e lagos em 890.
Após a batalha de Grunwald, a cidade passou para o Reinado de Władysław Jagiello (vualdissuaf iaguielo - Ladislau), da Polônia, em 22 de julho de 1410. Quarenta e quatro anos depois, em 1454, a cidade foi agraciada com uma lei do Rei Kazimierz Jagiellończyki (cajimiej iaguielontchiqui - Casimiro) aumentando os poderes da administração local, além de uma lei para o controle da pesca. Até 1772, a cidade de Elbląg fez parte do reino Polaco, mas com a invasão e a partilha da Polônia, mais uma vez os polacos foram retirados dali à força e substituídos novamente por prussianos. A história voltaria a se repetir 170 anos depois, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Desta os expulsos foram os alemães e em seguida re-habitada por polacos expulsos pelos russos das terras polacas do Sudeste (onde hoje é território ucraniano). Na Segunda Guerra Mundial, a cidade teve o mesmo destino de Varsóvia e foi totalmente bombardeada. A reconstrução foi trabalho árduo dos polacos no começo dos anos comunistas.
É muito provável que é daqui a mais antiga cerveja da Europa. Os cônegos dos cruzados teutônicos que fundaram a cidade, começaram a produzir uma bebida fermentada no ano de 1336. Logo eram 159 mestres cervejeiros na cidade. A cerveja EB no fim do século 16 custava 72,9 centavos de prata a garrafa. Em 1872, a Associação Elbląg que havia comprado ações da Fábrica Cervejeira da prefeitura da cidade, vendeu suas ações para ingleses, grandes importadores durante os últimos séculos da famosa EB. A Estland Company havia comprado grandes extesões de terra na cidade em 1580. Esta empresa permaneceu na cidade durante todo este tempo com o nome de Browar Angielski Zdrój (brovar anguielsqui zdrui - cervejaria fonte inglesa). Assim após sucessivas caídas das ações da Associação de Acionistas da Elbląg, a cerveja EB passou a ser propriedade dos importadores. E o fabricante da EB passou a ter até 1945 a denominação de Brauerei English Brunnen. Durante o período comunista a fábrica produziu as cervejas Zdrój, Zdrój Extra, Specjal, Angielski Zdrój, Marcowe, Jasne Pełne, Pełne. Com a queda do comunismo, em 17 de abril de 1991, foi firmado em cartório uma sociedade com o nome de Elbrewery Company Limited, dos quais 51% das ações passava para o controle da empresa australiana Brewpole PTY e 49% em mãos da empresa polaca Zakłady Piwowarskie w Elblągu. (zacuadi pivovarsquie v elb longu) Após uma produção recorde de 1.930.00 hl, em 1997, uma companhia cervejeira do Sul da Polônia, Grupo Żywiec (detentor da cerveja de mesmo nome) comprou a fábrica da EB. Enquanto a EB é a mais popular cerveja no Norte da Polônia, no Sul quem manda no gosto do povo é a Żywiec.
P.S. Em 2005, as 65 cervejarias da Polônias produziram juntas 30.270.000hl (1 hl é a medida de cem litros - portanto é só fazer as contas... mais de 300 milhões de litros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia meu caro "primo",
Eu sou um dos 4000 visitadores do seu blog, o qual é muito útil para conhecer, relembrar e confirmar velhas histórias, reaprender.
Realmente é muito útil para um polaco desgarrado de suas origens.
Um forte abraço
Miro