segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Kurytyba é Curitiba

W dniu 5 lutego 1993 Rada Miasta Krakowa przyznała Kurytybie tytuł Honorowego Miasta Bliźniaczego Krakowa. Kontakty mają charakter okazjonalny. W sierpniu 2003 r. odwiedził Kraków Burmistrz Kurytyby wraz z małżonką. Wizyta ta miała charakter kurtuazyjny. W dniu 27 listopada 2003 r. w Krakowie gościła delegacja Kurytyby, której przewodniczył Pierwszy Sekretarz Rady Miasta. Tematem spotkania były kwestie transportu miejskiego i inwestycji komunikacyjnych w Krakowie, systemu gospodarki odpadami w Krakowie, oraz edukacji. Zainicjowane rozmowy oraz wola kontynuacji podjętych kontaktów wyrażona przez oba miasta stanowią podstawę do dalszych działań. Niemniej jednak, z powodu znacznej odległości między miastami, realizacja wspólnych projektów jest bardzo kosztowna.
O trecho acima é o que está registrado oficialmente na Prefeitura de Cracóvia sobre o título dado a Curitiba em 5 de fevereiro de 1993 de Cidade Gêmea de Honra de Cracóvia. E informa ainda que um prefeito de Curitiba esteve em Cracóvia em 2003 numa visita de cortesia e que em 27 de novembro de 2003 um secretário municipal de Curitiba esteve em Cracóvia abordando o tema do sistema de transporte coletivo e educação. Ao final menciona que a realização dos projetos apresentados por Curitiba são de um custo bastante elevado.
Cracóvia é parceira de 25 cidades no mundo e apenas Curitiba e Serena (no Chile) são gêmeas de honra. Mas apesar das duas visitas curitibanas de cortesia nada foi feito até hoje entre as duas cidades e depois ainda tem gente que confunde "cracoviano" com etnia. Por isso que Kurytyba é Curitiba e Cracóvia é Kraków!

3 comentários:

Anônimo disse...

quais os critérios para considerar uma cidade como Honorowe Miasto Blizniacze... já que nada foi realizado? poderiam dar um desconto especial nas passagens aéreas para os moradores das duas cidades :-) seria sonhar alto demais? parabéns pelo Blog - adorei o teu trabalho. vou fazer uma visitinha diariamente por aqui. ahhhhh... vc já assistiu Katyn? gostou?? escreva, por favor, uma resenha para os interessados do outro lado do ocenao (=eu). fui procurar alguma coisa no Yuotube, mas o material é pouquíssimo. Abraço! We

Ulisses Iarochinski disse...

Pois sabe que não sei quais os critérios. Neste caso, creio, que é pela profunda ligação dos imigrantes polacos com Curitiba. Não sei se você sabia até 1947, metade do território de Curitiba, chama-se distrito de Nova Polônia. Poxa, se tivesse esse desconto...iria passar o natal deste ano no Barigui. Foram liberadas apenas algumas cenas do "makinf-off", sabe como é a pirataria está adiante das "avant-première"....Ainda não assisti...assim que o fizer, ou alguém publicar alguma resenha ou critica eu coloco no blog. Nossa esta resposta já podia virar "nota"

Anônimo disse...

estarei aguardando ansiosamente :-)
puxa... eu faria exatamente o contrário - passaria Natal em Kraków... melhor - em Havirov, na Rep. Tcheca, com a minha família... como costumávamos fazer há anos :-)