terça-feira, 11 de dezembro de 2007

TVs polacas exageram na publicidade

Foto: Jarosław Kubalski / AG

Para a Comissão Européia (órgão executivo da UE sediado em Bruxelas), a televisão polaca anda exagerando no tempo da publicidade e propaganda. As televisões não podem ultrapassar o tempo de 12 minutos de publicidade em cada hora emitida de programação. Segundo a Comissão, entretanto, os canais de televisão TVP 1, Polsat, TVN e TV 4 descumprem de forma exagerada este limite. Para Witold Kołodziejski, chefe da KRRiT, esta é uma questão muito importante, pois ao que tudo indica a Polônia terá que mudar os regulamentos nacionais que regem a televisão e o rádio polaco. "Até meados de janeiro, o governo polaco terá que responder a Bruxelas o que de fato está fazendo para conter o abuso da publicidade. " Por sua vez, Jakub Benke, chefe da firma Starcom, diz que se realmente o governo polaco e a Comissão Européia continuarem com esta absurda exigência de controle, o preço do minuto de publicidade na televisão vai aumentar muito, para compensar a queda de emissão. "A imposição do limite vai forçar mudanças. Quem anuncia em TV terá que procurar outros meios mais baratos e talvez isso favoreça o rádio, internet e jornal que certamente terão aumento de receita, por praticarem preços mais atrativos". As televisões têm tudo para reclamar, pois com o excesso praticado, somente no terceiro trimestre do ano, elas faturaram 2,25 milhões de złotych (cerca de 1,5 milhão de reais). Porém, não é só na Polônia, que as televisões estão estrapolando o tempo da publicidade, também a espanha e a Itália já foram notificadas pela Comissão Européia.

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