sábado, 1 de setembro de 2007

A melhor escola de cinema


Państwowa Wyższa Szkoła Filmowa, Telewizyjna i Teatralna im. Leona Schillera w Łodzi, ou Escola Superior Nacional de Cinema, Televisão e Teatro Leon Schiller de Łódź (pronuncia-se úudji) é talvez, senão, a mais conceituada universidade de cinema de todo o mundo. A indústria do cinema pode ser em Hollywood, ou Bolywood (Índia), mas escola mesmo é na Polônia. A escola foi criada logo apos o final da II Guerra Mundial em 8 de marco de 1946 e assumida pelo governo da Republica em 30 de junho de 1950. Não bastasse a quantidade de prêmios de seus alunos em festivais internacionais, foi aqui que estudaram os cineastas Andrzej WAJDA (pronuncia-se ândjei váida), Roman POLAŃSKI, Krzysztof KIEŚLOWSKI (kjichstóf quiéchlóvsqui) e Kazimierz KUTZ (cájimiéje), Krzysztof Zanussi e os diretores de fotografia Jerzy WÓJCIK (iéji vuitssik), Witold SOBOCIŃSKI (vitold sobotssinhsqui), Mieczysław JAHODA (miétchissúaf iarroda) e Wiesław ZDORT (viéssúaf). Somente estes receberam várias vezes Palma de Ouro de Cannes, Urso de Ouro de Berlim, Leão de Ouro de Veneza, Oscar de Hollywood, tornando o cinema polaco não só conhecido como importante em todo o mundo. Wajda já ganhava a Palma de Cannes em 1954 pelo seu clássico "Kanał" e em 1958, Roman Polański ganhava o prêmio pelo seu filme de estudante "Dwaj ludzie z szafą" no Festival de Cinema na Exposição Universal de Bruxelas EXPO-58. Outros alunos diretores premiados foram Witold Leszczyński com "Zywot Mateusza", "Konopielka", "Siekierezada", Jerzy Skolimowski com"Ręce do Góry", "Deep End", "The Shout", "Moonlighting", Krzysztof Zanussi com "Struktura Kryształu", "Iluminacja", "Barwy Ochronne", Krzysztof Kieślowski com "Podwójne Życie Weroniki", "Czerwony", "Niebieski", "Bialy", Marek Piwowski com "Rejs", "Przepraszam, czy tu biją", Wojciech Marczewski com "Zmory", "Dreszcze", "Ucieczka z Kina Wolność".
A escola oferece cursos de direção de cinema, televisão, teatro, ator, produção de cinema, produção de televisão, operador de câmera e montador. Os cursos duram em média 5 anos, mais um ano inicial de curso de idioma (para estudantes estrangeiros que optarem língua polaca). Os cursos de direção de cinema, televisão e/ou teatro, e de ator duram 5 anos, sendo 3 anos de licenciatura e dois anos de mestrado. O curso de câmera (cinegrafista de cinema e TV, direção de fotografia) dura 4 anos. Os cursos são grátis para estudantes polacos (que entretanto devem fazer exame de qualificação) e para estudantes estrangeiros custam: taxa de inscrição 200 dólares, mais curso de idioma polaco (1 ano) 3.000 dólares, além de 50.000 dólares para o período de 5 anos. Estudantes estrangeiros podem optar por fazer os cursos em polaco, ou inglês. Para os que optarem pelo polaco, devem fazer antes de iniciado o curso principal, um ano de idioma polaco. Para os que optarem pelo inglês é requisito apresentar certificado de proficiência (Cambridge, TOEFL etc). Para estudantes que tenham descendência polaca existem descontos nos valores dos cursos e mesmo bolsa integral, dependendo dos casos. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone +48(42)63-45-820, ou no site http://www.filmschool.lodz.pl, nas versões em idioma polaco e inglês. O endereço é:

Państwowa Wyższa Szkoła Filmowa, Telewizyjna i Teatralna im. Leona Schillera
Łódź ul. Targowa 61/63
kod pocztowy: 90-323.

6 comentários:

Fabiane Pianowski disse...

Ulisses, teu blog é muito legal... estou sempre acompanhando as notícias. Parabéns!

Ulisses Iarochinski disse...

obrigado pelas visitas... mas quase anônima assim..quem és, de onde és?
Ulisses

Marcos disse...

Ulisses. Estou entrando em contato para sabr como faço para que pequises sobre meu avô materno que nasceu na Polônia.

Ulisses Iarochinski disse...

Marcos,
favor entrar em contato por email...iarochinski@gmail.com

no aguardo
Ulisses

Anônimo disse...

Caro Ulisses.
Você é um jornalista fascinante! Justo eu que pensei estudar cinema em Cuba, agora descubro que umas das melhores escolas de cinema fica na Polônia! Quero ir correndo pra lá. Impressionante.
Muito obrigada pelas tuas incríveis notícias e informações. Certas coisas realmente não tem preço!
Verônica Partinski

Anônimo disse...

Muito obrigado pela informação, pois era isso que eu precisava saber... eu estava a tentar encontrar informações sobre locais onde eu possa estudar cinema porque aqui onde eu moro e nasci, não tem como fazer isso (estou lhe escrevendo de África, Moçambique, Maputo). Eu ainda tenho que arranjar argumentos em minha defesa para explicar as pessoas de casa que eu sinto que, mais do que querer, preciso ser cineasta. E isso, numa casa em que sempre esperaram que eu escolhesse algo comum, ou melhor, tudo menos arte, é uma tragédia. Eu só não sei se eu digo agora, ou se espero até fazer 18 anos (actualmente tenho 16).
Um abraço e fique bem...