sábado, 1 de setembro de 2007

O maior ídolo polaco

Os polacos gostam de futebol? Adoram! Os polacos gostam de vôlei? Amam! Mas quem é o maior jogador de futebol polaco hoje? Polêmica! O maior jogador de vôlei? Polêmica! Mas então quem é o ídolo dos esportes na Polônia? Ah! Aí é fácil responder... o maior ídolo nacional atende pelo nome de Adam Małysz. Tanto, mas tanto que até criaram a palavra Małyszomania.

Fotos: Tadeusz Mieczyński

Também pudera, o atleta é insuperável. E o esporte que ele pratica é difícil, emocionante, perigoso e belo. Ele é saltador de esqui de longa distância. Detentor de vários recordes, ele é capaz de "voar" até 145 metros de distância. Quatro vezes campeão do mundo, tendo um tricampeonato seguido inédito na história deste esporte de inverno. Duas medalhas Olímpicas (Prata e bronze) 4 vezes campeão do Campeonato Mundial, quatro vezes campeão da Copa Mundial, recorde em 8 pistas de oito países. Ganhou em 38 provas, subiu ao pódio 74 vezes. Apenas o finlandês Matti Nykänen o supera em número de vitórias com 46 triunfos.
O polaco de Wisła (pequena cidade nas montanhas) do Sul da Polônia, nasceu em 03 de dezembro ( a mesma data do meu aniversário). Foi lá mesmo que começou a saltar aos seis anos de idade. Não parou mais, pois foi 17 vezes campeão da Polônia. Małysz por seus feitos extraordinários na história do país e deste esporte, foi eleito três vezes o "Melhor Esportista do Ano", na Polônia e recebeu do governo a condecoração de Cavaleiro da Cruz Komandorski da ordem "Orderu Odrodzenia Polski".

Quando vieres a Polônia, entao, já sabes, nada de comprar camisetas do "Legia Warszawa", "Wisła Kraków", "Zagłębia Lublin" (campeão 2006-2007) ou das seleções de futebol, ou vôlei... a camisa adequada é a de Adam Małysz.

Nenhum comentário: