segunda-feira, 19 de maio de 2008

Wałęsa diz ter provas de que não era espião


O ex-presidente Lech Wałęsa (lérrhhh vauensa), entrevistado pela TVN sobre as investigações do Instituto da Memória Nacional, afirmou: "Eu sei a verdade, eu sei quem é Bolka. Eu advirto, porque eu sei verdade. Eu quero só saber de verdades e não de manipulações. Como até aqui este assunto Bolka, só tem apresentado manipulações e inverdades, eu digo que tenho provas."
E continuou a entrevista dizendo que ele pode apresentar a qualquer momento as provas que elucidam quem realmente ajudou o SB (serviço secreto comunista polaco). "Pessoas escrevem livros sobre isto, justo quando se vai comemorar 25 anos do Prêmio Nobel que recebi. Isto não pode ser um acidente." criticou, o ex-líder do Sindicato Solidariedade que derrubou o mundo soviético.
"Muitas pessoas querem blasfemar sobre a vitória polaca.", sublinhou Wałęsa, para concluir que, segundo sua opinião, estes pesquisadores do Instituto querem com este livro apenas buscar sensacionalismo.
Alguns oponentes do ex-líder do "Solidarność" continuamente lançam suspeitas de que Wałęsa teria sido agente do serviço secreto comunista com o codinome de "Bolka", contrariando o veredito de um tribunal, que garante que Lech não foi agente do governo comunista.
A TV Polsat apresentou reportagem em seu telejornal Wydarzenia onde mostra um documento de 1971, onde o diretor do serviço secreto SB afirma que Wałęsa não era colaborador.
No final, a repórter informa que a Rádio Livre Europa na década de 70 anunciou em suas transmissões que o SB teria falsificado documento para comprometer as ações do eletricista Lech Wałęsa. A seguir a reportagem completa (infelizmente só em idioma polaco - ainda não estamos equipados para colocar legenda nestas reproduções de video de TV pela Internet):

Nenhum comentário: