sábado, 28 de junho de 2008

Cinema histórico socumbe às multissalas

Foto: Administração Kino Ton

Białystok, cidade importante no Nordeste da Polônia, perde seu tradicional sala de cinema "Kino Ton", de grande tradição no país. A concorrência das multissalas que vitimou importantes casas de projeção em todo mundo faz das suas também na Polônia. Assim como Curitiba e Rio de Janeiro, que em seus melhores dias possuíram suas Cinelândias nos respectivos centros de cidade, também a Polônia vê impotente estes monumentos à sétima arte serem destruídos. Atualmente Białystok já conta com um complexo de salas de cinema localizada no Shopping Center "Galeria Biała" com 8 salas e capacidade para 1700 espectadores. No outono serão inauguradas novas salas multiplex na "Galeria Alfa".
Assim o TON está sobrando, segundo a exploração imobiliária que tomou conta da Polônia, desde sua entrada na União Européia, em maio de 2004.

P.S. Cine em idioma polaco é Kino.

2 comentários:

Anônimo disse...

Temia que isto acontecesse na Polônia! Todavia boa parte das cidades polonesas com cinema não tem estrutura socioeconômica para possuir um shopping com multissalas, assim este tipo de cinema deverá sobreviver mais na Polônia do que no Brasil. Devemos lembrar que a popularização do cinema na Polônia é oriundo do Socialismo que utilizava as salas e filmes para propaganda.

Anônimo disse...

Se não me engano, originalmente Kino é alguma coisa liagada a cinema em grego. Boa parte das palavras em polonês foram retiradas do vocabulário grego e latino. Inclusive a estrutura gramatical é baseada no latim.