sábado, 28 de junho de 2008

Críticas de Miedwiediew

Foto: AFP

Não quer defesa anti-mísseis e tampouco lhe agrada os fundamentos de solidariedade da União Européia. Foi o que manifestou o novo presidente russo Dmitrij Miedwiediew no encontro Rússia-UE que acontece na Sibéria.
Apesar da voz forte do presidente russo, o presidente da Comissão Européia, o português José Manuel Barroso, o encontro tem acontecido num clima de tranquilidade e produtividade nas conversações.
Tomas Valasek, especialista inglês do CER-Centro de Reforma Européia, acredita que a UE não deveria ficar tranqüila nas negociações nestas novas conversações com Miedwiediew. "Primeiro, porque ainda não existe nada de concreto sobre quem de verdade, na Rússia, é responsável pela politica exterior: Putin ou Miedwiediew? Em segundo lugar, a UE não está ainda preparada para conversar a respeito de defesa anti-misseis na Polônia com os russos".
Seja como for, o novo presidente da Rússia ao falar grosso neste encontro, está sem dúvida querendo manifestar que o poder está dividido na Rússia. Além do atual primeiro-ministro Putin agora existe também um presidente que atende pelo nome de Dmitrij Miedwiediew.
E no caso polaco, sempre a Rússia será uma "pedra no sapato" e qualquer cuidado é pouco. Os russos não esquecem nunca que os polacos foram os únicos a vencê-los em Guerra duas vezes (o Japão foi a outra nação a vencer os russos uma única vez em 1905). Mas os polacos, em 1612 e 1920 ocuparam Moscou. E isto continua entalado na garganta russa, em que pese os quase 40 anos de opressão comunista e os 127 anos de ocupação entre os séculos XIX e XX.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria! Gostei! Todavia penso que a Polônia deveria ser mais diplomática e pensar bem na sua política externa. A idéia de uma Grande Rússia domina parte do pensamento político russo e isto inclui a Polônia como parte geohistórica. A Imperadora Russa Catarina, a Grande, nasceu em Szczecin na Polônia que antes era Prússia. Uma União entre os Eslavos seria interessante, mas bem diferente da União Européia.

Anônimo disse...

Seria possivel uma matéria sobre como os economistas poloneses consideram a valorização atual do Zloty frente ao Euro e o Dólar?

Anônimo disse...

JPPALINSKI

Podolski e Klose não podem ser chamados de poloneses pois pra mim não o são sem argumentos pois estão jogando na seleção alemã. por favor e caro anonimo vai se... f...