terça-feira, 3 de junho de 2008

Exposição de "polskiego pochodzenie"


O Consulado Geral da República da Polônia, em Curitiba, informa que nesta quarta-feira, dia 04 de junho, abre exposição de Everly Giller, às 19:30 horas, no Palacete dos Leões na Avenida João Gualberto, 570, em Curitiba. "Sonhos Lúcidos" ficará aberta ao público de 05 a 25 de junho, de segunda à sexta, das 12:30 às 18:30 horas. A exposição conta com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, o do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba. A "vernissage" terá a participação musical de Marilia Giller com leitura sonora da paisagem.
A exposição de Everly Giller, é um painel pleno de simbologia. Artista experiente, gravadora desde a década de 80, a catarinense radicada no Paraná, premiada muitas vezes, possui uma carreira dedicada à arte-educação e às artes plásticas. Voltada para as suas raízes, na Polônia de seus antepassados, Everly conta um pouco desta viagem simbólica, iniciada após o impacto da visão, ainda na infância, da mãe pintando uma tela. A tela Spacerująca Dziewczynka z psem Jacka (Menininha passeando com o cachorro do Jacek), de 1986, foi o marco inicial do estilo pouco acadêmico que a artista desenvolve até hoje. “Após estudar pintura e desenho na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, aprendi as técnicas da gravura freqüentando os ateliês do Solar do Barão. Em agosto de 1985, com o apoio do governo polaco, embarquei num navio rumo à terra de meus antepassados. Freqüentei durante dois anos o atelier de gravura em metal na Universidade de Belas Artes em Cracóvia, estudando pinturas paralelamente. [...] As influências da rica experiência de vida e impressões da viagem na Polônia foram decisivas para o desenvolvimento de minha linguagem artística. [...] Faço arte para resgatar os sentimentos mais autênticos e profundos de minha alma, os quais estão sempre vinculados com as recordações e impressões da infância que, afortunadamente, mantiveram-se intactas e constantemente surpreendem minha razão. O coração está totalmente envolvido, sendo o veículo que me impulsiona a materializar em imagens estas emoções e fazem com que eu me comprometa para sempre com minhas verdades”, conclui a artista.

Nenhum comentário: