quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Petróleo na Amazônia

Ilustração: Rzeczpospolita

O jornal Rzeczpospolita divulgou em reportagem um artigo publicado na Revista "New Scientist" que num quadrilátero de 688 mil quilômetros quadrados entre Brasil, Colombia, Peru e Bolivia existe uma grande bacia petrolífera que pode por em risco a Floresta Amazônica.
A revista por sua vez informa que o relatório sobre a descoberta do ouro negro sob as terras amazônicas foi publicado inicialmente por uma outra revista a "PLoS ONE".
O autor do artigo é o cientista Dr. Matt Finer da organização "Save America's Forests", que alerta sobre o perigo que é a concorrência de 35 empresas de petróleo que querem a todo custo explorar o petróleo e gás daquela região. "Há muito tempo que aquela região carece de estradas, o que para a preservação da floresta é uma benção. Mas estamos preocupados pois o interesse é muito grande. Assim queremos propor uma moratória para qualquer contrato de construção de estradas que esteja para ser assinado. Sem estradas não haverá exploração e a floresta tropical mais importante do planeta estará a salvo da exploração do petróleo."
Os cientistas, contudo, não estão preocupados com as populações dos países da região, em sua maioria muito pobres. O presidente do Equador Rafael Correa diz que se o mundo deseja preservar a Amazônia deve pagar por isto aos seus donos, ou seja os países da região. Correa diz que seu país aceita não menos do que 350 milhões de dólares anuais para manter intacto o reino florestal que lhe pertence. E chega a afirmar que países como a Holanda, Alemanha, Espanha e Itália que vivem interferindo em fóruns internacionais, deixem de conversa e paguem ao Equador esta quantia.

Um comentário:

Mensageiros de luz disse...

Será um triste fim se grandes paises e empresas comecar a explorar esta parte do planeta.Pesquisam tanto e tem recursos para energias alternativas e no entanto não fazem uso delas,porque não enriquecem com estas.Preferem furar as terras dos paises mais pobres e dominar a região antes dos outros.Até parecem iguais aos povos antigos que dominavam seus vizinhos com segundas intencões.Cresceram em Modernidade, mas não cresceram em espiritualidade,continuam pobres com suas mentes doentias.