quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

70% dos polacos querem referendo Euro



O número de polacos que desejam a introdução da moeda Euro no país tem crescido consideravelmente segundo a última pesquisa de opinião pública.
De acordo com a agência GfK Polonia, 65% dos polacos atualmente são favoráveis a adoção da moeda única, 11% a mais do que seis meses atrás. Na mesma pesquisa, 70% das pessoas entrevistas acreditam que um referendo nacional deve decidir a questão. Para 59% deles, o Euro trará efeitos positivos para a Polônia.
Em junho de 2008, está opinião era de apenas 36% dos entrevistados. Analistas econômicos acreditam que esta evolução no pensamento da população se deve a um ponto de vista de que a Polônia poderia evitar a crise financeira estando na zona Euro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Deveriam mandar prender quem plagiou as moedas do nosso Real!

Ulisses Iarochinski disse...

Será que não foi o real que plagiou o Euro?

Anônimo disse...

É tendência dos paises em desenvolvimento tomar como exêmplo muito de o que é feito em nações mais desenvolvidas, isto é consenso. Com a moeda brasileira, no entanto, se dá o inverso.
Quem desenhou as moedas de Euro, aparentemente, tomou inspiração no nosso Real.

O link abaixo elucida um pouco a questão:
http://www.bcb.gov.br/?MOEDAFAM2

As moedas atuais de Real estão em plena circulação desde 1998, ao passo que o Euro só passou a existir na forma de notas e moedas no ano de 2002, quatro anos mais tarde, portanto.

Não tenho fontes para citar mas, se não me falha a memória, naquela época (1998), moedas brasileiras eram cunhadas na Espanha por falta de tecnologia no Brasil para produzi-las.

Outro link de interesse:
http://dn.sapo.pt/2005/04/25/sociedade/moeda_brasileira_passa_euro.html