sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O dia do guia turístico em Cracóvia

Guia e turistas no Hal de artesanato da Sukiennice

Com uma missa, às 9.00 na Igreja São Francisco de Assis, começaram as comemorações em Cracóvia do dia Internacional do Guia Turístico. A presidente do departamento turístico da prefeitura de Cracóvia, Grażyna Leja, é a responsável pelas comemorações que terá ainda palestras no Centro Cultural da cidade e passeios dos guias de outras cidades orientados por seus colegas cracovianos. Na noite de hoje para amanhã acontece uma vigília cultural e um festa de gala, organizada pela Voivodia da Małopolska, acontecerá no dia 28 de fevereiro.
Durante toda a semana deverão ocorrer excursões gratuitas para crianças que se inscreveram junto à prefeitura pelos locais turísticos da cidade.As crianças de outras localidades terão inclusive dormitórios grátis e receberão como lembrança o mascote da cidade e um mapa especial da cidade. A ação "guia dos moradores" promete levar gratuitamente os moradores da cidade em passeio até o Centro cultural do bairro de Nowa Huta e lá assistirem a um filme turístico sobre a cidade e o bairro.

Imagem do Portão de Entrada da cidade captada por câmera de vídeo

Entre os palestrantes no seminário no auditório do Conselho da Cidade (Câmara municipal) estarãm o prof. dr hab. Michał Rożek, com o tema Cracóvia Mágina e seus segredos e a guia do ano 2008, Aleksandra Mirska. À 11.30 desta sexta-feira é apresentado o novo Museu na Cidade na antiga Fábrica de Oskar Schindler.
Amanhã, sábado, às 10.30 A Associação de Guias Turísticos de Cracóvia convida os moradores para uma excursão ao bairro comunista de Nowa Huta seguido de encontro no Centro na rua Jan Paweł II, 232, onde será apresentado o "plano de urbanização de Nowa Huta - confrontos e realidade".

Nenhum comentário: