quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Polacos estão bebendo menos


Foto:  Bartosz Bobkowski / AG

Os polacos ainda não se envergonham de beber álcool. É o que concluíram os técnicos da PARPA - Państwowa Agencja Rozwiązywania Problemów Alkoholowych (Agência Estatal para a Extinção do Problema do Alcoolismo) após perguntar aos polacos quanto bebem de álcool.
Os resultados da pesquisa, contudo, são melhores do que seis anos atrás, quando os polacos responderam que em média bebiam seis litros de bebida alcóolica (vinho, cerveja ou vodca). Hoje, os polacos dizem beber 4,8 litros, ou seja, um decréscimo de 1,2 litros em relação há seis anos atrás. O que é um recorde na história da Polônia. Um dado bastante expressivo da pesquisa foi o 28% dos polacos que se declaram abstêmios, quando a média europeia é de 25%.
A pergunta que os estudiosos estão se fazendo agora é: Acabou o mito de que os polacos são beberrões?
Para Krzysztof Brzózka, diretor da PARPA, ao se comparar as sondagens realizadas nestes dois anos com outros dados, como por exemplo, quantos litros de bebidas com 40% de álcool foram vendidos e se encontra uma média de 9 litros, vê que ainda não está bom, mas "nunca os polacos foram tão envergonhados pelo ato de beber como nos dias atuais. Quando comemoramos, gostamos de beber, mas hoje em dia isto tem diminuído bastante. Já é bem pequeno o número daqueles que se orgulham de beber na sociedade polaca", afirma Brzózka.
Noventa por cento da sociedade polaca quer punição para os adultos que permitem crianças beberem e 65% quer que se estabeleça o limite de idade para compra de bebida alcóolica em 21 anos de idade
Segundo a PARPA existe um novo tipo de polaco bêbado. "É aquela pessoa, em boas condições financeiras, que acredita que o álcool ajuda na luta contra o stress provocado pela esforço de trabalho. Esta pessoa toma uma taça de vinho, um drink, ou uma cerveja e não tem consciência de que já caiu no vício do alcoolismo".

2 comentários:

Unknown disse...

fala Uli,

pelo que li as pesquisas deles tao meio distorcidas, pq os numeros das vendas de alcool nao bate com o consumo, ou seja, muita gente nao reconhece o vicio pelo alcool

Unknown disse...

déxa iéu í vizitá Polonha qui já almentamo esse índice!!!