Coincidindo com minha estada em Curitiba para efeitos de pesquisa de minha tese de doutoramento em Cracóvia, fui convidado pelo amigo de sempre Rene Scholz para declamar o poema "Dias das Mães", do poeta e locutor Giuzeppe Ghiaroni, no Educandário São Francisco, do Sistema Correcional da Penitenciária Central do Estado, em Piraquara, para menores detentos e sua mães.
A emoção causada sugeriu convite para repetir a dose no Concerto do Padre Reginaldo Manzotti, realizado na noite deste sábado, no Centro Cívico de Curitiba, logo após a Santa Missa das Mães, transmitida ao vivo pela TV Paraná Educativa.
No vídeo abaixo declamo este poema que me acompanha desde a adolescência, quando o declamei pela primeira vez na Escola Senai de Telêmaco Borba. Para saber mais sobre o autor e meu envolvimento com este poema, leia o que escrevi no dia das mães, neste blog. para isto clique aqui.
Esta é minha homenagem pessoal à todas as mães da Internet em seu dia:
Local: Concerto especial dia das mães do Padre Reginaldo Manzotti,
na TV Paraná Educativa, Centro Cívico, Curitiba
Autor do poema "Dia das Mães": Giuzeppe Ghiaroni
Declamador: Ulisses Iarochinski
Na Polônia, o "Dia das Mães" é comemorado no dia 26 de maio. A primeira vez que o dia foi realizado foi na cidade de Cracóvia, em 1923.
Já o próprio "Dia" tem sua origem nos Estados Unidos, quando em 1858, a professora norteamericana Ann Maria Reeves Jarvis, abalada com a morte de sua mãe, recebeu uma homenagem de suas amigas. Elas queriam fazer uma festa para que Ann Maria se recobrasse da dor. Esta concordou com a festa, mas desde que ala fosse estendida a todas as outras mães. Assim comemoraram com festa o primeiro "Dia das Mães" no mundo. Logo depois, em 1872, outra norteamericana, de nome Julia Ward Howe, promoveu o "Dia das Mães da Paz". Finalmente em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson decretou o dia 9 de Maio como sendo o"Dia das Mães", um feriado nacional.
Em Portugal, o "Dia das Mães" é celebrado no primeiro domingo de maio, enquanto no Brasil o segundo domingo de maio é fruto de decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em Israel o "Dia das Mães" deixou de ser celebrado, passando a existir em lugar desta comemoração o "Dia da Família", que é celebrado no mês de fevereiro.
3 comentários:
Bravo !
Parabéns Ulisses,
me emocionei,
abraço
Falou e disse.
Postar um comentário