sexta-feira, 1 de maio de 2009

Wałęsa é ofendido por polacos em Roma

Lech Wałęsa - Foto: Jerzy Dudek

"Eu vejo um lugar para vocês na Europa", disse o ex-presidente Lech Wałęsa aos delegados do primeiro Congresso Internacional do Partido "Libertas", que se realiza em Roma, na Itália, com vistas as eleições para eurodeputados do Parlamento Europeu. "Estarei sempre lá com vocês buscando soluções para a Europa. Sejam econômicas e políticas, que procurem o melhor no lugar do pior. Hoje, vou participar na deste encontro que busca soluções para a Europa. Participo do chamado Grupo de Sábios. Que maravilha! O que fazer para enfrentar os desafios do nosso tempo?", acrescentou Lech Wałęsa. 
Quando o ex-líder do Sindicato Solidariedade começou a falar, mais de uma dúzia de polacos saiu da sala, gritando que ele está em decadência. Wałęsa foi interrompido diversas vezes pelos gritos de, "agente Bolek" e "traidor". Embora a manifestação dos inimigos do herói polaco tenha provocado desconforto na platéia europeia, o ex-presidente da Polônia disse no final de seu discurso: "Eu desejo-lhe sucesso, fiquem com o Senhor Deus".
Os polacos que ofenderam Wałęsa fazem parte do agrupamento político do irlandês Declan Ganley, "Libertas". O irlandês contudo, agradeceu a Wałęsa e o saudou como o "verdadeiro herói polaco de nossos dias". Participam do evento mais de 700 pessoas de vários países, entre estes 100 da Polônia.
O principal objetivo do Partido Libertas, associação política fundada pelo multimilionário irlandês Declan Ganley e adversário do "Tratado de Lisboa" é construir um partido político europeu, capaz de ter sucesso nas eleições para o Parlamento Europeu.
É atribuído ao multimilionário papel importante na rejeição do "Tratado de Lisboa", no referendo realizado na Irlanda no ano passado. O Libertas conta com simpatizantes e adeptos na Grã-Bretanha, França, Polônia e República Tcheca. Na Polônia, seus representantes pertencem ao PiS, partido dos gêmeos Kaczyński, que se revelaram os maiores inimigos de Lech Wałęsa, desde que eles assumiram o poder na Polônia.
Já o Grupo de Sábios é um órgão consultivo da União Europeia que busca refletir sobre o futuro da União. Foi fundado em 14 de dezembro de 2007, na reunião de Cúpula de Bruxelas como uma iniciativa do presidente francês Nicolas Sarkozy. Lech Wałęsa é um dos doze participantes do grupo. O que tem causado um ciúme enorme no atual presidente da Polônia, Lech Kaczyński. Este não suporta a idéia de que Wałęsa seja um herói nacional e o polaco mais conhecido no mundo inteiro.

Um comentário:

augusto disse...

Interessante que essa gente (PIS & CIA) é tão burra que quanto mais eles atacam, mais eles se afundam.