sábado, 6 de junho de 2009

Alemães agradecem a Polônia

Ilustração: Gazeta Wyborcza

"20 anos atrás, a coragem em busca da liberdade venceu na Polônia, e depois na Hungria e na então Tchecoslováquia. A liberdade polaca abriu o caminho para a reunificação alemã e da unificação da Europa. Nós, na Alemanha, nunca vamos nos esquecer disto".
Estas foram as palavras do Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, na abertura da exposição "20 anos de liberdade na Europa - A Alemanha agradece", na igreja da rua Krakowski Przedmieściu, em Varsóvia, neste sábado.
Por sua vez, John Reyels, adido Imprensa da Embaixada da Alemanha, em Varsóvia fez questão de "agradecer a nossos vizinhos. Em particular, a Polônia, onde tudo começou. Estamos conscientes de que sem um forte movimento civil neste país não haveria a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha."
A exposição multimídia aberta, em Varsóvia, que teve ainda a presença da prefeita da cidade Hanna Gronkiewicz-Waltz e do prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, terá a apresentação de filmes documentários sobre o impacto da vitória do Solidariedade em 1989, a situação além do rio Odra, realizados em parceria entre os dois países nestes 20 anos de liberdade, através de organizações de cooperação juvenis polaco-alemã. Ainda fazendo parte da exposição estão programados debates, concertos musicais e perfomances artísticas.
Ainda neste sábado, apresentam-se Steffen Möller, o grupo juvenil berlinense Radiopilot junto com Łukasz Kobylański e o grupo Jazz Quartet da Polônia. Amanhã, domingo, será a vez da Orquestra Sinfônica Iuventus apresentar obras de Beethoven e Mendelssohn. Um simbólico muro construído com centenas de balões pelo artista de Wrocław, Sine Greinert será o ponto alto das perfomances do dia. 
A exposição "20 anos de liberdade na Europa - A Alemanha agradece" foi vista pela primeira vez há algumas semanas em Praga, na República Checa. Em Varsóvia, ela vai apenas até a próxima segunda-feira. Depois seguirá até Gdańsk, onde ficará uma semana. As autoridades de Berlim pretendem levar a exposição também para Bratislava, na Eslováquia, e Budapeste, na Hungria.

Um comentário:

Kowalski disse...

muito bom

pena que a Rússia não tenha também essa elegância