quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fortes chuvas atingem o Sul da Polônia

Foto: Krzysztof Karolczyk

As chuvas que atingem Manaus e o Paraná, também estão tornando a vida difícil na Áustria e no Sul da Polônia. A Małopolska, a voivodia cuja capital é Cracóvia, tem várias áreas inundadas pelas fortes chuvas deste mês de junho. O início do verão polaco tem feito muitos estragos nas cidades e na zona rural. Na foto acima, a enchente chegou a Bysina, localidade próxima a Myślenice, na região metropolitana de Cracóvia. A água entrou para valer na loja de Agnieszka Jamróz.
As chuvas este ano estão mais intermitentes do que nos 3 anos anteriores, neste mesma época do ano. Cracóvia há muitos anos se preparou para enfrentar estas calamidades construindo ao longo do rio Vístula, quando este passa pela cidade, diques imensos, que praticamente isolam a cidade das enchentes do mais importante rio polaco.
Os prejuízos já preocupam as autoridades econômicas do país, pois muito da produção agrícola vai se perder, além dos gastos extras com as pontes caídas, as estradas para serem recuperadas e ajuda aos desabrigados. A previsão do tempo não é nada otimista e por isso as preocupações também aumentam. Até quando vai continuar a chover? Perguntam-se todos.
Os alarmes foram soados nos distritos de Borzęcin, Gnojnik, Sękowa, Bobowa, Biecz, Jodłownik, Brzesko, Czchów, Jawiszowice, Rudaw, Balice e Szreniawy. Em Gnojnik 52 prédios estão debaixo d´água. Em Tarnów, mais de 50 casas foram atingidas pelas enchentes.

Um comentário:

PM Misha disse...

e a minha mãe escreveu-me preocupada porque viu na tv portuguesa que já tinha morrido gente nas cheias na polónia. eu até nem sabia onde tinha sido, li aqui.

obrigado e um abraço