terça-feira, 23 de junho de 2009

Poznań, a mais amigável

Rynek, a praça central de Poznań

Poznań foi eleita como a mais amigável cidade da Polônia, entre dez listadas pela revista "Przekroj". O semanário analisou 26 cidades com mais de 175.000 habitantes do país, em 24 categorias e as posicionou em termos de taxa de desemprego e salário médio; custos imobiliários; qualidade dos serviços médicos; nível educacional; disponibilidade dos transportes públicos e extensão das ciclovias; número maior de jardins de infância e creches; além do acesso a Internet e divertimentos.
Poznań chegou ao topo por oferecer alta qualidade de transportes públicos e número de ciclovias, bem como os programas sociais e integração dos desempregados. Poznań tem 636 mil habitantes e é a capital da voivodia da Wielkopolska (Grande Polônia). Foi também ali que foi criado o primeiro bispado da Polônia no ano 968.
No segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram as cidades sulistas de Rzeszów e Cracóvia. Rzeszów alcançou um índice dos mais altos pelo acesso gratuito à Internet e as regulamentações dos negócios-amigáveis. Já Cracóvia pela sucedida promoção da cidade nos exterior e a produção de vídeos turíticos popularizando a cidade no mundo.
A capital, Varsóvia ficou apenas em 13º. lugar, apesar de ser a única cidade polaca com um sistema de metrô e um forte investimento regional.

As dez cidades "TOP" da Polônia
1. Poznań
2. Rzeszów
3. Cracóvia
4. Wrocław
5. Olsztyń
6. Gdańsk
7. Szczecin
8. Katowice
9. Toruń
10. Białystok

Um comentário:

Flávio Jacobsen disse...

Ulisses, gostaria de te parabenizar pelo teu blogue e mais ainda pela tua saga em pesquisa. Eu, como afro-teuto-escandinavo-descedente e morador desta Curitiba que aprendi a amar, desde a infancia, gosto muito de temas como este que você levanta, sem afetação ou preconceito. Bacana. Tá linkado lá no meu humilde blogue de generalidades específicas. Grande abraço!