quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Biden: novo sistema antimísseis na Polônia?

Foto: Jeff Roberson AP

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden apresenta planos para construção de um novo sistema de defesa de mísseis SM-3, na Polônia. Qual é a diferença do queria fazer com a Polônia George W. Bush? A resposta deve ser dada na visita que Biden faz a Varsóvia e Praga para tentar apagar a má impressão causada pela desastrosa decisão do presidente Barack Obama de abandonar a construção do escudo anti-míssil na Polônia e na República Tcheca.
Biden vai falar com o presidente Lech Kaczyński e com o primeiro-ministro Donald Tusk sobre a proposta de desenvolver um novo sistema de defesa antimísseis que os Norte-americanos continuam a querer.
Até agora, o que se sabe é que se trata de um sistema interceptor de mísseis de curto e médio alcance SM-3. Ele já é utilizado em navios, mas existe a possibilidade de instalá-los em terra sobre plataformas móveis.
O sistema SM-3 deverá ser implantado em diversos países. A posição polaca neste sistema, portanto, já não soa tão incomum. Para o novo sistema ser instalado é necessário que se costure um novo acordo entre Estados Unidos e Polônia. Os especialistas sugerem que ele não há pressa para o instalar, isto porque o novo sistema tem ainda muitas incógnitas.

Um comentário:

Edson disse...

O presidente dos EUA mudou, mas os generais são os mesmos.