terça-feira, 20 de outubro de 2009

Zalewski em Curitiba


Apresentou-se nesta segunda-feira, 19 de outubro, em Curitiba, na Igreja do Bom Jesus, o pianista Witold Zalewski. No concerto que aconteceu às 20 horas, Zalewski apresentou o programa:

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750): -
- Prelúdio e fuga em Lá Menor, BWV 543
- Chorale da cantata "Jesu bleibet meine Freude" BWV 147
FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY (1809-1847)
- 1ª Sonata em Fá Menor op. 65 nº 1
Allegro moderato e serioso
Adagio
Andante Recit
Allegro assai vivace
JAN PODBIELSKI
- Prelúdio em Ré Menor (Tabulatura Varsoviana de Órgão do século XVII)
FELIKS NOWOWIEJSKI (1877-1946)
- "In Paradisum" Poema para órgão solo (fragmentos)

Introdução - Crucificação
Desejo
In Paradisum
MIECZYSŁAW SURZYŃSKI (1899-1924)
- Variações no tema do hino “Święty Boże” (Sanctus Dei) op. 38

Zalewski iniciou o aprendizado de órgão no Liceu Nacional de Música em Cracóvia, sob a orientação do Professor Mieczysław Tuleja. Em 1992 concluiu os estudos superiores na Academia de Música de Cracóvia, com especialização em órgão sob orientação do Professor Jan Jargon. Suas habilidades foram aperfeiçoadas nos cursos de interpretação conduzidos, entre outros, por J. Laukvik, G. Schneider e J. Guillou. Desde 1995 Zalewski ocupa o cargo de organista na Catedral Real de Wawel, em Cracóvia. Apresentou-se em recitais solo na Polônia e no exterior (República Tcheca, Alemanha, Espanha, Finlândia, Rússia, Suíça, Ucrânia e EUA). Em abril de 2007 apresentou-se na Catedral de São Patrick em Nova Iorque durante o recital comemorativo no segundo aniversário de morte do Papa João Paulo II.
Desde 1998 é membro da Comissão de Música Sacra da Cúria Metropolitana em Cracóvia. Durante as visitas papais exerceu as funções de organista durante as missas na Catedral de Wawel, Santuário em Lagiewniki e Blonia Krakowskie.
Witold Zalewski é autor do Hinário editado pela PWM – Editoras Musicais Polonesas em 1997 e também co-editor e co-autor de outras publicações, dentre elas - o Hinário de Wawel. Zalewski também é o diretor do Festival Coralística Internacional em Zakopane e coorganizador de vários concertos no Sul da Polônia.
Postar um comentário