segunda-feira, 30 de março de 2009

Brasil pode criar o Estado do Emigrante

O meu amigo Rui Martins, ex-colega de Rádio Nederland Wereldomroep, continua ativo no cantão suíço de Berna. Depois da bem sucedida campanha dos "brasileirinhos apátridas", que corrigiu um desleixo da Constituição de 1988, permitindo só agora que filhos de brasileiros nascidos no exterior sejam cidadãos brasileiros, sem ter que abrir processo aos 18 anos de idade para ver reconhecido o direito de ser brasileiro, foi escolhido entre tantos para a conferência que a Subsecretaria de Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, vai promover em Brasília, no segundo semestre.
O encontro já denominado de "Conferência Brasileiros no Mundo", vai discutir a proposta do jornalista Rui Martins para criação do Estado do Emigrante, como uma entidade independente e laica, que se pretende seja a 28a. unidade da Federação, com direito a parlamentares que representem os quase 4 milhões de brasileiros espalhados em cinco continentes.
Proposta de emenda constitucional do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesse sentido já tramita no Congresso. Além do jornalista Rui Martins, que há 40 anos vive lá fora (28 deles na Suiça) e líder do movimento, uma professora que mora no Japão, Carmen Lúcia Tsuhako será a outra representante dos brasileiros do exterior.
Uma vez aceita a proposta de Martins, o Brasil estará seguindo o exemplo de outros países, como a França, que criou onze cargos de deputados a serem eleitos pelos emigrantes franceses. Portugal e Itália têm conselhos de emigrantes e também deputados.

Nenhum comentário: