terça-feira, 13 de abril de 2010

Preparativos para o Funeral presidencial

Catedral de Wawel - Foto: Ulisses Iarochinski

O ministro das relações exteriores da Polônia, Radosław Sikorski, disse hoje que além do presidente da Rússia e Estados Unidos deverão comparecer aos funerais do Presidente Lech Kaczyński (pronuncia-se Lérrrh catchinhsqui) os chefes de Estado e de governo da França, Itália, Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia, Hungria, Romênia, Bulgária, Eslovênia, Croácia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha e o príncipe de Gales Charles, porque segundo o costume, a rainha não vai aos funerais estrangeiros serão os representantes britânicos. Outras monarquias europeias, podem ser representadas por uma cabeça coroada. A Comissão Europeia, estará representada pelo português José Durão Barroso seu Presidente, além do Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, o presidente do Parlamento Europeu, o polaco Jerzy Buzek e o secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen.
"Cada país irá dar informações oficiais sobre a composição da delegação apenas após a recepção da nota diplomática polaca, que irá informá-los sobre as datas e os detalhes do funeral, e nós não sabemos ainda", informa o Ministério.
Nenhuma informação sobre a presença do Presidente do Brasil, que foi um dos únicos países a decretar um luto de três dias.
A família do presidente falecido concordou em que os corpos dele e sua esposa Maria sejam sepultados nas criptas mortuárias da Capela do Castelo Real de Wawel, em Cracóvia. Assim os corpos ficariam ao lado dos sarcófagos de quase todos os reis e familiares, além dos heróis civis e militares da Pátria polaca. Contudo não existe nada oficial a respeito.

Nenhum comentário: