quinta-feira, 1 de julho de 2010

Guerra nas palavras

A primeira página do jornal Gazeta Wyborcza, desta quinta-feira, traz como manchete o "Último debate presidencial - Guerra nas palavras". O debate foi transmitido ao vivo pela televisão TVP - Telewizja Polska e teve a participação de debatedores de outras redes de televisão da Polônia como Katarzyna Kolenda-Zaleska (TVN), Jarosław Gugała (Polsat) e Joanna Lichocka (TVP).
No começo apertaram-se as mãos, depois não estiveram tão simpáticos assim. Kaczyński chamou Bronisław Komorowski de liberal, e Komorowski denominou o adversário de especialista em planos não realizáveis.
Na avaliação do debate a socióloga Jadwiga Staniszkis, o cientista político Rafał Chwedoruk e colunista Robert Mazurek deram vitória para Komorowski, mas elogiaram Jarosław Kaczyński, especialmente pela votação deste contra o orçamento chamado por ele de "anti-social" proposto pelo adversário do PO - Partido da Plataforma Cívica, quando aquele era presidente do Congresso. Em seguida, a TVP mostrou o comício de apoio ao presidente do PiS - Partido da Lei e Justiça, desde sua sede.

Gazeta Wyborcza formou um grupo de avaliadores do debate formado pelo prof. Rafał Ohme - especialista em psichologia, persuação e emoção, pelo dr. Tomasz Olczyk - politólogo e sociólogo da Universidade de Varsóvia, pelo dr. Jarosław Flis - politólogo da Uniwersytet Jagielloński de Cracóvia e pelo dr. Jacek Kucharczyk - sociólogo do Instytut Spraw Publicznych. Abaixo as notas conferidas por eles para cada candidato:

Bronisław Komorowski / Jarosław Kaczyński
Jarosław Flis: 33 - 54
Rafał Ohme: 16 - 33
Tomasz Olczyk: 41 - 43
Jacek Kucharczyk: 83 - 44

Também deram notas pelo comportamento dos candidatos durante o debate um grupo de jornalistas formado por Ewa Milewicz do jornal Gazeta Wyborcza, Maciej Gdula da revista Krytyka Polityczna e Piotr Śmiłowicz da Revista Newsweek Polska. A soma das notas dos 3 jornalistas apresentou o seguinte resultado:

Piotr Śmiłowicz - Ewa Milewicz - Maciej Gdula - Total dos três

Jarosław Kaczyński: 54 - 63 - 58 - 175
Bronisław Komorowski: 56 - 66 - 49 - 171

Nenhum comentário: