sexta-feira, 16 de maio de 2008

Devolvida cidadania polaca a israelense

Roqueiro polaco-israelense Efraim Shamir

O roqueiro israelense Efraim Shamir tem confirmada sua cidadania polaca. A entrega da cidadania foi nesta sexta-feira, 15 de maio. O conhecidíssimo músico pop israelense que viveu quando criança em Bytom, na Silésia, Sul da Polônia, foi expulso junto com sua família em 1968, durante a onda anti-semita desencadeada pelas autoridades comunistas da Polônia.
"Eu estou alegre e feliz que tenha sido possível fazer isto tudo tão rápido", disse o cantor, que agora é ao mesmo tempo polaco e israelense. Shamir recordou que quando estava deixando a Polônia, em 1968, pensou que nunca mais voltaria a pisar o solo da terra onde nasceu. Ele se sentia ofendido com as provocações dos amigos que preferiram confiar nas autoridades comunistas do que nele. "Eu percebi então que meu futuro aqui estava impedido e que eu não alcançaria nada na Polônia." Com o passar do tempo, morando em Israel, sua atitude para a com a Polônia foi mudando e cada vez mais crescia nele um desejo de voltar ao país de sua infância.
Em março de 1968 muitos polacos de origem judaica tiveram que compulsoriamente deixar a Polônia com um documento de viagem dizendo que eles não eram mais cidadãos polacos. Entre 10 mil a 20 mil polacos de origem judia deixaram a Polônia. Efraim Shamir solicitou a confirmação de sua cidadania polaca na última terça-feira, 12 de maio, ao Presidente da Voivoda da Silésia. Ele disse que com sua ação, além de querer profundamente a Polônia, deseja cooperar com os artistas polacos. O músico pop israelense-polaco afirmou que sempre quis voltar às raízes, mas que isto definitvamente não foi um caminho fácil.

Nenhum comentário: