sábado, 14 de junho de 2008

Ali Agca quer ser polaco

Foto: AFP

Ali Agca
, de 50 anos de idade, não perde tempo na prisão. Pelo menos foi o que deixou entrever a rede de emissora de rádio da Polônia RMF FM, nesta quinta-feira, quando informou que o plenipotenciário turco teria entrado com pedido de cidadania polaca para Agca, no Consulado da República da Polônia em Ancara.

Para o prof. Zbigniew Hołda da Fundação Helsinski de Direitos Humanos, em Varsóvia, reagiu que "tal pedido só pode ser uma piada".
Esta idéia de cidadania polaca foi colhida alguns meses atrás e divulgada pelo mundo todo. Em meados de maio, houve a entrega de um primeiro pedido junto ao consulado. Contudo, faltaram alguns documentos exigidos. Nesta quinta-feira o representante de Agca voltou ao consulado com o pedido e todos os documentos exigidos. Dentro de alguns dias para completar o processo deverá pagar taxas. O pedido agora será analisado pelo MSWiA - Ministério das Relações Exteriores e Administração da Polônia. Se não nenhum senão no pedido e documentos apresentados será enviado ao Gabinete da Presidência da República. A decisão presidencial é final e não cabe recurso.
Para Zbigniew Hołda, o requerimento de Agca é completamente sem fundamento. "Ele não obterá a cidadania polaca, pois não possui as condições legais para tal. O procedimento no caso da concessão de cidadania para estrangeiros é bastante complicado". Segundo Hołda de acordo com o art. 8 do Estatuto sobre Cidadania Polaca, o estrangeiro poderá ter decisão positiva em seu requerimento se reside permanentemente no território da Polônia pelo menos há cinco anos. Em situações especiais, o Presidente da República pode, contudo, não observar este fundamento, tal qual ocorreu no processo do jogador de futebol brasileiro Roger Guerreiro. "Embora, a cidadania de Roger, pedida pelo treinador Leo Beenhakker, sofra grande controvérsia, é completamente diferente de uma para Agca." avalia Hołda.
O representante da Fundação Helsinki analisa que "Roger mora e trabalha na Polônia há dois anos. Agca nunca esteve na Polônia. Surpreende que ele pense que possa pedir isto e que seja levado a sério". Entretanto, Hołda, salienta que se realmente durante o encontro de Agca com o Papa João Paulo II, conforme o turco sustenta, Sua santidade mencionou que poderia tratar da cidadania polaca para seu agressor, "então a Polônia teria agora mais de 200 milhões de cidadão," acrescenta.
A pergunta que se fazem os polacos agora é, por que Agca teve esta idéia? Hołda, responde: "Ele é uma pessoa inteligente, que sabe, como atrair a atenção da mídia para si. Mas para mim isto não é estranho, porque ele já conseguiu ter em sua cela uma televisão de 14 polegadas e não satisfeito solicitou uma de maior tamanho. Tal processo foi julgado em duas instâncias e ao final ele nada conseguiu, além de atrair a atenção para sua pessoa".

Nenhum comentário: